Como lavar roupas usando barrilha natural

O carbonato de sódio é comercialmente conhecido como barrilha natural, ou simplesmente barrilha. Ele não contém fosfatos, enzimas ou água sanitária e, além disso, a maioria das marcas que o comercializa não acrescenta fragrâncias. Ele apresenta uma grande variedade de usos para ambientes internos e externos, embora o seu uso mais comum seja em produtos têxteis e de lavanderia.

Passo 1

Misture uma solução de carbonato de sódio. Para isso, junte quatro xícaras de barrilha e água quente no garrafão plástico. Os cristais de carbonato se dissolvem quando a água quente é adicionada, mas é possível girar o recipiente para acelerar o processo. Isso produzirá uma solução de força básica.

Passo 2

Deixe as roupas engorduradas de molho na barrilha de um dia para o outro. Para tal, adicione a solução na máquina de lavar e, em seguida, ajuste-a para "molho". No dia seguinte, quando realizar a lavagem, a gordura deverá sair sem dificuldade.

Passo 3

Aplique a solução diretamente sobre as manchas de gordura, sangue, tinta, café e chá. Dessa forma, as manchas sairão do tecido aos poucos, deixando apenas alguns borrões facilmente removíveis.

Passo 4

Adicione meia xícara de carbonato de sódio diretamente à lavadora, de forma a reduzir a dureza da água. Com isso, é possível cortar a medida de sabão em pó pela metade, já que a dureza (resultante da concentração de íons cálcio e magnésio) é uma característica da água que implica na neutralização da espuma.

Mais recentes

×