×
Loading ...

Como adicionar uma resolução customizada à ATI

As placas de vídeo ATI e o programa Catalyst Control Center incluídos em seus drivers permitem aos usuários mudar a resolução de seus monitores e, apesar de o aplicativo apresentar várias resoluções predefinidas, o programa pode não permitir certas resoluções ainda que o monitor suporte o seu uso. Os valores disponíveis de resolução são armazenados no registro de sistema e, logo, editar a entrada para resoluções pode adicionar resoluções customizadas à interface da ATI. O processo usa o editor do registro, presente no sistema operacional Windows.

Instruções

A ATI produz placas de vídeo para uso em computadores (video card image by Florin Capilnean from Fotolia.com)
  1. Clique duas vezes no ícone do Catalyst Control Center na barra de tarefas para abrir sua interface. Clique na opção “Information Center” e selecione a opção “2D driver file path”, e anote a cadeia de letras que se seguem imediatamente à pasta “Video\” — você precisará desta informação para encontrar as configurações no editor do registro.

    Loading...
  2. Clique no menu Iniciar e digite “regedit” na caixa de busca, em seguida pressionando “Enter” para abrir o Editor do Registro. Se o sistema em uso for o Windows XP, clique no menu “Iniciar” e selecione “Executar”, em seguida digitando “regedit” na caixa de diálogo e clicando em “OK”.

  3. Clique nos ícones “+” na seção a esquerda para expandir a pasta “HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Video”. Esta pasta pode conter várias outras com grandes cadeias de caracteres alfanuméricos. Expanda a pasta que corresponde à do Catalyst Control Center (aquela que você anotou) e abra a “0000” que está ali.

  4. Desça a página com o scroll no espaço da direita para localizar a entrada “DALNonStandardModeBCD1” e dê dois cliques. A janela que aparecerá lista todas as resoluções disponíveis no sistema.

  5. Crie uma nova linha no final da lista que contém os valores das resoluções personalizadas e siga o formato das entradas existentes, usando grupos de dois números separados por um espaço. Os primeiros quatro números representam a resolução horizontal e os outros quatro, a vertical. Seguido da resolução, estão os quatro números que representam a profundidade da cor e os quatro números da taxa de atualização. Use “00 00” para a cor e taxa de atualização para valores padrão. Por exemplo, para criar uma resolução customizada de 1440x900, digite “14 40 09 00 00 00 00 00” em uma nova linha.

  6. Clique “OK” ao finalizar para salvar as alterações, feche o editor do registro e reinicie o sistema. A resolução personalizada não estará disponível até a reinicialização do sistema. Depois de iniciado, altere a resolução ao novo valor personalizado no Catalyst Control Center ou na opção “Vídeo” no Painel de Controle.

Loading...

Aviso

  • O registro contém informações importantes para a operação do sistema. Não modifique e nem remova nenhuma informação do Editor do Registro, pois mudanças não desejadas podem causar danos ao sistema ou falha ao iniciar.

Referências

Loading ...
Loading ...