Como afinar seus bongôs

••• Comstock/Comstock/Getty Images

Os tambores bongôs são instrumentos afro-cubanos que ganharam popularidade através da música popular cubana. Um músico que toca bongô é chamado de bongozero. Tradicionalmente, os tambores bongôs são chamados de "Os Bongs". Cada par de tambores dos bongôs tem seu próprio nome. O maior é chamado de hembra, que quer dizer fêmea, e o menor é chamado de macho. São feitos tradicionalmente de peles arrancadas de animais e afinados através do calor. Atualmente, existem equipamentos modernos para afinar bongôs. Há várias cabeças de tambores para se escolher visando uma melhor afinação.

Passo 1

Afrouxe as cabeças utilizando um dente de tambor ou chave de afinação LP, desenroscando cada um dos parafusos em cerca de noventa graus até que o aro afrouxe e você possa movê-lo livremente.

Passo 2

Aplique o lubrificante nos parafusos para controlar a tensão enquanto estiver apertando e evitar barulhos de rangidos ao girar os parafusos.

Passo 3

Enrosque os parafusos nos tambores com as suas mãos ou com o dente de tambor para apertá-los até que o aro esteja firme e fixado no lugar. Preste atenção à cabeça enquanto você enrosca e afine os bongôs para assegurar que a cabeça fique esticada uniformemente.

Passo 4

No menor dos dois tambores, aperte o parafuso mais perto da parte entre os tambores em noventa graus duas ou três vezes até assegurar que a cabeça se fixe ao tambor uniformemente. Faça o mesmo com os outros parafusos, apertando todos até que eles fiquem irremovíveis.

Passo 5

Consulte a gravação de um bongô para comparar os sons afinados aos bongôs que você está afinando. Ouça a diferença de tom entre os tambores. O melhor intervalo para ouvir isso é em um oitavo.

Passo 6

Ajuste o aperto dos parafusos o quanto for preciso para que o som fique igual ao da gravação.

Mais recentes

×