Como agir quando um homem lhe magoar

••• Creatas Images/Creatas/Getty Images

Um relacionamento amoroso entre homem e mulher pode mostrar sinais de desequilíbrio quando em uma discussão, comentários são feitos com o intuito de magoar a outra pessoa. Homens são ensinados a ser diretos e francos enquanto mulheres são ensinadas a considerar o sentimento dos outros, muitas vezes colocando-os acima dos seus. Mulheres costumam demonstrar super sensibilidade, pois suas reações aos comentários perniciosos de seu companheiro revelam o quanto essas palavras a afetaram. A chave para um comportamento construtivo quando um homem fere seus sentimentos é afastar-se e não reagir impulsivamente.

Passo 1

Afaste-se da situação. Foque em sua respiração e não reaja imediatamente ao que ele fez e te magoou. O controle da raiva enfatiza a respiração e essa situação não é diferente. O site Good Housekeeping sugere este primeiro passo para evitar que você caia na tentação de dizer algo igualmente doloroso a ele e que não resolverá o problema do casal. Saia para caminhar e volte apenas quando estiver calma, mesmo que isso demore. Se ele disse ou fez algo que a magoou, ficar longe dele por algum tempo pode ser bom para você.

Passo 2

Avalie o raciocínio por trás do comentário e se a gravidade dele é proporcional ao que você está sentindo. Veja se ele não está estressado demais e acabou dizendo ou fazendo algo sem querer, em função dos problemas que ele vem atravessando. Pense se a sua reação é proporcional à atitude dele e se você está passando por um momento estressante e sua reação é em parte ao que ele fez e em parte a outros fatores.

Passo 3

Pense em coisas positivas, como no amor de vocês e nas suas conquistas para não ficar ruminando o comentário ou atitude dele a que a chateou. Esteja pronta para admitir que você pode estar sendo sensível demais ou que os comentários dele podem ter sido uma brincadeira ao invés de propositalmente malvados e cruéis.

Passo 4

Sente-se e converse com ele sobre o que aconteceu. Fale calmamente e não use linguagem acusatória. Peça para que ele explique o que quis dizer com tal comentário ou gesto. Se ele disse algo ofensivo durante uma briga, é provável que ele não tenha tido a intenção de dizê-lo e o fez sem pensar. Pedir que ele repita o comentário fará com que ele se sinta envergonhado e ele provavelmente pedirá desculpas.

Passo 5

Diga-lhe que ficou magoada e por quê. Converse com ele sobre maneiras melhores de lidar com o estresse em suas vidas para evitar brigas futuras como, por exemplo, caminhar, conversar e assistir a filmes que agradem os dois. Compartilhar bons momentos evita que um ataque o outro.

Mais recentes

×