×
Loading ...

Como saber se ainda há algum filhote na barriga de meu cachorro quando ela der à luz

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A gestação de um cachorro dura cerca de dois meses. Sendo que uma cadela pode entregar de um a 10 filhotes em uma ninhada normal, dependendo da raça e de técnicas de criação, pode ser difícil saber quando o trabalho de parto chegou ao fim. Você pode usar uma combinação de observações e sinais para ajudar a saber se o parto de seu cão está progredindo bem.

Instruções

Raças maiores tendem a ter ninhadas maiores (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Toque fora da cavidade abdominal do seu cão. Com uma leve pressão, você poderá ser capaz de sentir se ainda há algum filhotes no útero.

    Loading...
  2. Procure em torno dos filhotes e da mãe pela placenta. Depois do nascimento, deverá haver uma placenta para cada filhote, relata o Dr. Bari Spielman do PetPlace.com. Se você não contar uma placenta para cada filhote logo após o parto, isso pode indicar que seu cão está tendo um parto difícil e está com dificuldades em dar à luz a todos os filhotes.

  3. Marque quanto tempo seu cão empurra sem entregar um filhote. Empurrar por mais de uma hora sem dar à luz é sinal de que um filhote pode estar preso no canal de parto. O veterinário Ron Hines recomenda a obtenção de assistência de um médico veterinário caso isso aconteça.

Loading...

Dicas

  • A mãe irá comer as placentas, fazendo com que o método de contar placentas não seja infalível para avaliar o progresso do trabalho de parto.

Aviso

  • Leve seu cão a um veterinário imediatamente se você estiver preocupado que ele esteja tendo dificuldades para dar à luz a todos os seus filhotes, pois isso é considerado uma emergência.

O que você precisa

  • Relógio

Referências

Loading ...
Loading ...