Como ajudar sua cabra se ela estiver com a barriga inchada

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O inchaço pode representar um risco de vida em cabras. As cabras saudáveis naturalmente têm grandes barrigas. Isso indica que elas tem um rúmen bem desenvolvido, que é necessário para a eficiência da digestão. A cabra com barriga inchada tem uma barriga desigual; o lado esquerdo aparecerá distendido e a cabra pode ranger os dentes e, em casos graves, pode ter problemas respiratórios. Esses animais podem se tornar inchados, se comerem grãos demais ou muitas gramíneas. Alguns remédios servem para o tratamento de ambos os tipos de inchaço, mas outros são específicos para a causa. Chame o veterinário imediatamente em caso de inchaço grave, pois os gases no estômago do animal podem precisar ser liberados através de uma incisão.

Passo 1

Remova todas as fontes de alimentos do ambiente da cabra. Se o cabra sofre de inchaço causado por grãos, remova todas as fontes de água até que o inchaço seja solucionado.

Passo 2

Use uma seringa dosadora para forçar a cabra a ingerir o óleo, se o inchaço for causado por gramíneas. Use uma xícara de óleo de milho ou de outro tipo vegetal. Evite óleo mineral, pois ele pode prender-se nos pulmões.

Passo 3

Coloque um recipiente com vários punhados de bicarbonato de sódio para o bode comer, se o inchaço tiver sido causado por gramíneas.

Passo 4

Dê ao animal leite de magnésia com uma seringa dosadora, se o problema tiver sido causado por grãos. Use 15 ml para cada 30 kg de peso corporal.

Passo 5

Incentive o animal a andar, se ele é capaz de fazê-lo. Cabras com inchaço grave podem ficar deitadas e se recusar a levantar.

Passo 6

Após caminhar com o animal, coloque as patas dianteiras dele em um banquinho ou objeto semelhante. Posicionar as pernas dianteiras em um nível mais alto que as pernas traseiras pode ajudar a dissipar o gás.

Passo 7

Massageie o lado esquerdo da barriga do bode. Continue esfregando a área até que o bode tenha expelido todo o gás.

Mais recentes

×