×
Loading ...

Por que um periquito se contorce?

O termo "periquito" geralmente se refere ao periquito-comum, medindo cerca de 18 ou 20 cm de comprimento e pesando de 20 a 40 g. Os periquitos vêm em várias cores e podem ser animais de estimação sociáveis, brincalhões e afetuosos. Existem alguns motivos pelos quais um periquito pode se contorcer, embora, se esse for um comportamento novo ou atípico para o seu pássaro, provavelmente seja devido a um problema médico.

O periquito é um pássaro inteligente e lindo (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Motivos não médicos

Os periquitos demonstram certos comportamentos que possam parecer espasmos. Um desses comportamentos é a limpeza, quando o pássaro espalha óleo de uma glândula por suas penas utilizando seu bico. Outro é o banho, no qual o periquito patinha em um recipiente com água. Às vezes, os periquitos e outras aves levantam suas penas e sacodem seus rabos para esticá-las. Por fim, eles podem simplesmente estar brincando. No entanto, nenhum desses comportamentos apareceria de repente.

Loading...

Motivo médico

O motivo médico mais provável para um periquito se contorcer é uma convulsão. As convulsões podem ser causadas por várias coisas, e a maioria destas indica um problema grave. Uma convulsão parcial pode envolver espasmos em uma perna, uma asa ou na cabeça. Uma convulsão geral pode envolver batimento das asas, gritos ou outras vocalizações, queda do poleiro, perda de consciência e vômito.

Causas de convulsões

Existem diversos motivos pelos quais o seu periquito possa estar tendo uma convulsão. A ingestão de toxinas, como tabaco, plantas venenosas e pesticidas, pode causar doenças e convulsões. Um trauma cerebral também pode causar convulsões, assim como doenças infecciosas como a aspergilose. O superaquecimento, a desidratação e a má nutrição são outras causas, e uma doença hepática no estágio final é uma possível culpada, principalmente se pássaro estiver se alimentando de uma dieta gordurosa, como alpiste.

Tratamento e cuidados

Se você suspeitar que seu periquito está tendo uma convulsão, coloque-o em uma pequena caixa e o leve a um veterinário de aves imediatamente. O veterinário provavelmente acalmará o pássaro ao colocá-lo em um local aquecido e silencioso, hidratá-lo com fluidos intravenosos e administrar Diazepam para interromper a convulsão. Talvez também tome outras medidas, como colocar álcool isopropílico nas asas de um periquito superaquecido para baixar a sua temperatura corporal. Quando voltar para casa, coloque o seu periquito em uma gaiola menor com acolchoamento no fundo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...