Como ajustar o carburador de motosserras Stihl
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O carburador da motosserra Stihl controla a saída do combustível para dentro do motor. Ele regula a quantidade de combustível e ar que flui para a câmara do motor e, caso não funcione corretamente, irá causar muitos problemas na sua motosserra Stihl. Sintomas de problemas comuns do carburador incluem saída lenta do motor, uma corrente que gira quando não utilizada ou morre excessivamente quando não regulada. Um problema de carburador é uma das principais causas que fazem com que a motosserra não ligue. Manter o carburador ajustado garantirá um melhor desempenho da sua motosserra.
Antes de ajustar o carburador
Step 1
Remova a tampa do filtro de ar, logo acima do acelerador, desparafusando uma maçaneta preta. Retire a tampa e desparafuse o filtro de ar. Limpe-os com uma escova e um pouco de gasolina. Substitua o filtro de ar caso esteja muito sujo ou esteja danificado e coloque o filtro de ar novamente na sua motosserra.
Step 2
Use a chave Allen para remover a tampa do silenciador. Retire e limpe a tela "para-centelhas" com uma escova de metal.
Step 3
Ligue sua serra e deixe-a inativa por alguns minutos para aquecer. Localize três pequenos parafusos do carburador logo acima da tampa da embreagem. Alguns modelos podem possuir uma proteção de plástico cobrindo os parafusos. Retire-as com uma chave de fenda para ter acesso aos parafusos.
Ajuste o ponto morto
Step 1
Ajuste o ponto morto, ou parafuse a parte de baixo marcada com um "LA", no sentido horário, até que a corrente comece a mover-se por conta própria. Reajuste desparafusando 1/4 no sentido anti-horário.
Step 2
Desparafuse no sentido anti-horário até que o motor morra. Reajuste, desparafusando no sentido horário, 1/4 de volta.
Step 3
Ligue a serra novamente e ajuste o parafuso inativo, fazendo o ajuste entre os 2/4 de volta que você fez nas etapas anteriores. O motor deverá funcionar em ponto morto sem problemas.
Ajuste a velocidade baixa
Step 1
Ajuste a velocidade baixa, marcada com um "L", parafusando no sentido horário até que o parafuso pare. Solte o parafuso novamente, com 1/4 de volta.
Step 2
Ajuste o parafuso "L" de volta, parafuse no sentido anti-horário até que o motor comece a fazer um barulho pesado, borbulhante. Gire o parafuso de volta, 1/4 de volta.
Step 3
Ajuste o parafuso marcado com um "L", fazendo os ajustes entre os 2/4 de volta feitos nas etapas anteriores.
Step 4
Ligue a serra em uma velocidade baixa e ouça o motor enquanto estiver funcionando, ouça também quando estiver em ponto morto. Reajuste o ponto morto, repetindo a Seção 1.
Ajuste a alta velocidade
Step 1
Pressione o acelerador e ajuste a alta velocidade, marcada com um "H", parafusando no sentido anti-horário até que o motor comece a fazer um barulho de alta-frequência. Volte, pelo menos, 1/4 de volta imediatamente.
Step 2
Pressione o acelerador e ajuste a alta velocidade, parafusando no sentido horário até que o motor pareça lento e pesado. Gire o parafuso de volta, 1/4 de volta.
Step 3
Pressione o acelerador novamente e ajuste a alta velocidade, ouvindo o motor fazer um barulho mais limpo e mais forte.
Step 4
Reajuste a baixa velocidade e o ponto morto novamente para garantir uma boa mistura de combustível e ar.
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Dica
- O ajuste de todas as velocidades juntas necessitará prática e cuidadosas habilidades de escuta, para saber o som que o motor faz quando o carburador está funcionando corretamente.
Advertência
- Nunca faça os ajustes da alta velocidade, quando a velocidade estiver acima do RPM máximo. Isto poderá causar completa falha do motor.
- Em caso de dúvida sobre a configuração de velocidade máxima da sua serra, leve-a a um mecânico licenciado que trabalhe com Stihl, para ele averiguar se está tudo devidamente ajustado.
Sobre o Autor
Currently based in Minneapolis, Minn., Eric Blankenburg has been a freelance journalist since 2000. His articles have appeared in "Outside Missoula, Outside Bozeman," "Hello Chengdu" and online at GoNomad.com and various other websites. He holds a Bachelor of Arts in creative writing from the University of Montana.
Créditos Fotográficos
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