Como ajustar a chama de um fogão a gás

••• Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Uma chama muito alta pode danificar a sua placa de fogão. Caso seja muito baixa, será preciso reacendê-la com frequência. Aprenda agora como ajustá-la para que sempre esteja na forma mais correta.

Passo 1

Encontre o tubo que alimenta o queimador. Há um ajuste de ar do queimador que mistura o ar e o gás.

Passo 2

Olhe para ver qual o tipo de ajuste de ar você possui: ele será uma câmara em forma de barril ou um triângulo com uma placa de cobertura.

Passo 3

Solte o parafuso de ar do obturador do tipo em forma de barril. Ele encontra-se localizado na extremidade do cano mais próxima do queimador.

Passo 4

Abra o obturador do tipo em forma de barril, rodando-o para a esquerda; feche-o girando no sentido horário. Abri-lo adicionará mais ar, fazendo com que a chama fique mais alta. Fechá-lo reduzirá o ar na mistura e abaixará a chama.

Passo 5

Solte o parafuso que prende a placa de ajuste de ar no queimador em forma de triângulo. Não remova o parafuso, pois ele só precisa ficar solto o suficiente para mover o prato.

Passo 6

Mova a placa para que a abertura fique mais aberta ou mais fechada. Mais aberta fará com que a chama seja mais alta, mais fechada diminuirá a chama.

Mais recentes

×