×
Loading ...

Como se ajustar à vida de viúva

Sofrer a perda de um marido pode ser uma das experiências mais angustiantes e difíceis na vida de uma mulher. Após o processo de luto inicial, é necessário aceitar o fato de que sua vida nunca mais será a mesma. Comece sua vida de viúva com paz, esperança, otimismo, força e determinação para continuar seguindo em frente.

Instruções

Encontre a paz interior nesta nova etapa de sua vida (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Reconheça suas emoções. Não seja dura consigo mesma. A transição de ser casada para ser viúva pode ser um grande choque, e adaptação não é algo que acontece do dia para a noite. Dê a si mesma algum tempo para processar sua dor. Sentimentos como solidão, tristeza, depressão e raiva são saudáveis ​​e normais durante o luto. Fique um tempo sem ver outras pessoas, se necessário. Reflita calmamente sobre sua vida e como você gostaria de proceder com o futuro.

    Loading...
  2. Aproveite a vida. Quando estiver se ajustando à vida de viúva, sentimentos de culpa enervantes podem aparecer. Você pode ficar chateada consigo mesma por ser capaz de rir de uma piada. Embora se sinta dessa forma por lealdade a seu cônjuge falecido, na verdade você estará apenas prejudicando a si mesma. Um pouco de diversão e relaxamento podem iluminar o seu coração e tirar algum peso de seu peito. Não se tranque em casa. Saia e socialize-se com as pessoas. Vá em passeios e excursões. Lembre-se de que seu marido ficaria mais feliz sabendo que você está se divertindo.

  3. Mantenha-se ocupada. Além de desfrutar as coisas boas da vida, uma agenda lotada também pode beneficiar muito a nova vida de uma viúva. Quanto mais produtiva você for, menos tempo terá para se sentir triste. Concentre toda a sua energia em um canal positivo, mergulhe-se em sua carreira ou encontre um novo hobby ou interesse. Seja voluntária em uma organização de caridade. Tenha aulas em assuntos que lhe interessem.

  4. Foque em si mesma. Quando você se sentir consumida pela dor, pode perder o interesse em dormir, comer e fazer exercícios. Não permita que a dor tome conta de sua vida inteira. Lembre-se que, embora as coisas possam parecer sombrias à primeira vista, você ainda tem muito a viver, e por causa disso não deve negligenciar o seu corpo e bem-estar físico. Durma oito horas todas as noites, coma refeições regulares, balanceadas e saudáveis e faça exercícios várias vezes por semana.

  5. Abra-se para as outras pessoas. Estenda a mão para pessoas que você gosta. Se conhece outras viúvas ou viúvos, você pode ser capaz de aprender e se comunicar com eles. Entrar em contato com suas emoções mais profundas, preocupações e medos pode ser uma forma construtiva de seguir em frente. Entenda que você não está sozinha.

  6. Procure ajuda profissional. Se sua dor for esmagadora demais para suportar tudo por conta própria, considere falar com um terapeuta ou participar de reuniões de grupos de apoio. Além disso, se você tiver quaisquer problemas com as tarefas diárias (desde dirigir seu carro até preparar suas refeição), fale com um médico sobre o assunto.

Loading...

Aviso

  • Evite fazer grandes mudanças em sua vida. Quando você está de luto, pode ser tentador fazer algo drástico com a sua vida. Proceda com cuidado quando tomar grandes decisões e evite fazer qualquer coisa importante quando estiver de luto, pois pode não estar pensando com tanta clareza.

Referências

Loading ...
Loading ...