O que é débito cármico?
Getty Images
O carma se refere à energia criada como resultado das ações e relacionamentos de um indivíduo durante a vida atual e pregressa. O débito cármico significa que algo negativo que ocorreu no passado deve ser resolvido no presente ou no futuro antes que você possa continuar a desfrutar plenamente da vida. A ideia do carma tem raízes na filosofia oriental antiga e mais tarde tornou-se a proposta chave do budismo. Hoje, ele aparece em muitas filosofias da "Nova Era" e foi popularizado pelo programa de televisão "My Name is Earl".
Tipos de débito cármico
O débito cármico pode ser acumulado de muitas maneiras. Elas incluem relacionamentos amorosos que terminaram mal e situações em que você realmente causou dano físico, emocional ou psicológico a alguém. No entanto, o débito cármico muitas vezes ocorre em situações mais mundanas. Por exemplo, se você quis enfrentar um membro da família ou amigo, mas teve medo de agir, isso passará a fazer parte da sua dívida cármica. Você precisará encarar essa pessoa ou alguém que a represente antes de poder seguir em frente com a vida. Da mesma forma, se você não conseguiu agradecer a alguém por algo, pode acumular dívida cármica, sendo necessário expressar sua gratidão. Pode não ser o caso do débito cármico aplicar-se somente à relação entre os seres humanos. Alguém que se dedicou a uma carreira cortando árvores ou fazendo outra coisa que prejudicou o meio ambiente pode sentir um débito cármico com o mundo natural. A dívida pode ser paga tornando-se um ativista ambiental ou doando tempo e dinheiro para os esforços conservacionistas.
Formas de liquidar o débito cármico
Como descrito acima, a maneira mais comum de quitar um débito cármico é fazendo algo para combatê-lo diretamente. Se você adquiriu essa dívida devido a uma relação negativa com alguém, deve-se construir uma relação positiva com essa pessoa agora. No entanto, nem todas as dívidas devem ser resolvidas dessa forma. Às vezes, a dívida cármica existe simplesmente porque você percebe que ela existe. Você pode sentir-se responsável por alguém quando, de fato, as escolhas eram desse alguém, e você não fez nada para magoá-lo. Nesse caso, a dívida cármica será resolvida ao se fazer uma escolha consciente para libertar-se da responsabilidade e abandonar todas as emoções negativas relacionadas com a situação.
O propósito do débito cármico
O débito cármico é um meio de ajudar as pessoas a aprender. Toda dívida fornece uma lição, e essas lições permitem a evolução da sua alma. Essa dívida não é um castigo. Ela pode gerar desconforto, pois requer que você enfrente medos e mágoas do passado. No entanto, essas sensações desconfortáveis desaparecem quando o débito é pago. Na realidade, ele é um meio de ajudá-lo a substituir a dor e o medo pela paz e esperança, de modo a torná-lo mais saudável e forte no futuro.
A ligação entre débito cármico e almas gêmeas
Segundo a filosofia popular "New Age", as pessoas envolvidas em relacionamentos românticos e amizades próximas são geralmente unidas por uma de três razões. Elas são almas gêmeas — são chamas gêmeas ou têm uma dívida mútua a quitar uma com a outra. Almas gêmeas são como colegas de classe na escola da vida. Eles sempre optam por compartilhar vidas juntos e ter uma amizade que se estende por vidas. Chamas gêmeas são os lados masculino e feminino da mesma alma. Eles se manifestam separadamente em vidas e voltam em períodos-chave na história da Terra, manifestando-se como seres humanos, posteriormente voltando para a consciência eterna de onde vieram originalmente. Finalmente, parceiros cármicos procuram a energia um do outro. Esses relacionamentos geralmente começam com grande paixão, ainda que tenham um final sem qualquer atração. Essas relações também podem deixar um dos parceiros especialmente esgotado. Quando o parceiro cármico parte, é um sinal de que (a) os problemas foram resolvidos e as dívidas foram pagas ou (b) o momento não é adequado para atingir esses objetivos e não há problema em seguir em frente.
Considerações
A ideia de dívida cármica complementa religiões e filosofias que suportam a ideia de reencarnação. No entanto, não é necessário acreditar em reencarnação para beneficiar-se do conhecimento do carma. Em um sentido completamente secular, você pode pensar em débito cármico como as ações passadas uue afetam o presente. A fim de se sentir mais satisfeito, você deve fazer as pazes com o passado, confrontando-o diretamente ou tomando uma decisão consciente para deixá-lo ir e seguir em frente com sua vida.
Mais Artigos
Referências
Sobre o Autor
Scott Thompson has been writing professionally since 1990, beginning with the "Pequawket Valley News." He is the author of nine published books on topics such as history, martial arts, poetry and fantasy fiction. His work has also appeared in "Talebones" magazine and the "Strange Pleasures" anthology.
Créditos Fotográficos
Getty Images