Como recuperar um suéter de lã que encolheu

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Se você jogou acidentalmente o seu casaco de lã na lavadora e agora ele parece um suéter infantil, não é necessário doa-lo. As fibras de lã, quando expostas a lavagens, se juntam e o suéter encolhe. É um processo simples para alargar essas fibras, para que a peça recupere o seu tamanho original.

Passo 1

Coloque água morna na pia ou na banheira em quantidade suficiente para submergir completamente o suéter. Acrescente um pouco de condicionador e misture-o até que ele esteja completamente dissolvido na água.

Passo 2

Coloque seu suéter na água. Afunde-o até que ele esteja completamente submerso. Continue a segurá-lo no fundo até que não haja mais bolhas na água, para então trazê-lo de volta para a superfície.

Passo 3

Deixe o suéter de molho por dez minutos.

Passo 4

Abra o ralo da pia ou da banheira com o suéter ainda dentro. Pressione o casaco suavemente para remover o máximo de água possível. Não torça ou aperte o tecido.

Passo 5

Remova o suéter e estenda-o sobre uma toalha grossa. Coloque uma toalha extra embaixo da outra, se o casaco ainda estiver pingando.

Passo 6

Coloque o suéter em um cômodo fresco para secar na toalha. A combinação da água morna, condicionador e ar frio desunirá as fibras e permitirá que o suéter retorne ao tamanho original.

Passo 7

Aos poucos, estique o suéter ao seu tamanho original conforme ele seca. Gentilmente, puxe um pouco de cada vez para remoldá-lo. Deixe a peça secar completamente e ela estará pronta para o uso.

Mais recentes

×