Como o algodão é colhido e transformado em tecido?
Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images
O algodão tem sido usado para a fabricação de tecido por milhares de anos e, enquanto no passado era colhido à mão, atualmente há máquinas enormes para plantar, colher, descaroçar e finalmente transformá-lo em tecido. Há diversos passos no processo e é somente quando o algodão está plantado, crescido e com troncos de fibra macia prontos para colheita que o trabalho duro começa.
Colheita
Comstock Images/Comstock/Getty Images
Assim que o algodão se torna uma planta completamente crescida, o que é notado pelos troncos de fibra macia, é hora de a colheita começar. Grandes máquinas (sejam de remoção, que rolam troncos inteiros para dentro do funil, ou colheitadeiras de fuso, que puxam o algodão e o retiram da planta) são usadas para coletar todo o algodão em grandes áreas. No entanto, as máquinas também colhem muitos restos de plantas indesejadas e, portanto, uma vez que o algodão está colhido, ainda há muito trabalho a fazer.
Descaroçamento
Photos.com/Photos.com/Getty Images
Descaroçar é o processo de separar o algodão puro do material da semente menos pura que ainda está no interior da fibra colhida. Geralmente localizadas perto da plantação, as descaroçadeiras são máquinas enormes que usam uma combinação de serras circulares e filtros de grelha para puxar o algodão por uma extremidade enquanto filtra as sementes indesejadas e a matéria vegetal.
Fio
BananaStock/BananaStock/Getty Images
Uma vez limpo e pronto para ser transformado em tecido, o algodão é colocado no processo de fiação. Grandes máquinas, que podem processar até 45 kg de algodão por hora, pegam a fibra e a torcem, dobram e extraem em um fio. Essas máquinas giram o fio até que ele tenha textura, o que lhe confere espessura adequada.
Tecelagem
Paul Tearle/Stockbyte/Getty Images
Para transformar o fio de algodão em tecido, é preciso tecê-lo. A tecelagem é o processo de tomar o fio e entrelaçá-lo em um padrão horizontal (urdidura) e vertical (trama) para que o fio se torne o que nós conhecemos como tecido. Grandes teares mecanizados podem produzir pilhas de tecido de algodão usando quase os mesmos métodos que antigos tecelões com teares de madeira usavam.
Tingimento
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Por fim, o tecido de algodão é tingido, o que não é feito sempre — especialmente se o algodão deve permanecer branco. Porém, se o tecido precisa ser de uma cor diferente, então ele será tratado com corantes para alterar sua aparência. Corantes também podem ser usados no fio que formará uma estampa e que depois será tecido, mas o momento em que o tingimento ocorre é opção do fabricante.
Referências
- National Cotton Council of America: Algodão: Do campo para o tecido: Colheita [em inglês]
- National Cotton Council of America: Algodão: Do campo para o tecido: Descaroçamento [em inglês]
- National Cotton Council of America: Algodão: Do campo para o tecido: Produção do fio [em inglês]
- National Cotton Council of America: Fios de Algodão: A estória do algodão: História do algodão [em inglês]
Sobre o Autor
Neal Litherland is an author, blogger and occasional ghostwriter. His experience includes comics, role playing games and a variety of other projects as well. He holds a bachelor's degree in criminal justice from Indiana University, and resides in Northwest Indiana.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images