Como o tecido de veludo é produzido?
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images
O veludo é um tecido exuberante que está associado à riqueza e ao luxo, mesmo que as máquinas modernas tenham-no tornado mais acessível. Entre os tecidos, o veludo ainda é o mais caro dos seus semelhantes, como a belbutina e a veludinha (que não devem ser confundidas com o veludo). O veludo leva mais linha e mais tempo para ser feito. Mesmo o "veludo de malha" não é verdadeiro. Tradicionalmente, o veludo é feito com fios de seda, apesar disso não ser mais uma verdade universal. O algodão, a viscose e o acetato são frequentemente utilizados na fabricação do veludo, atualmente.
O veludo
Processo de produção
O veludo (um tecido feito de pilhas de fios sobrepostos) é feito de um conjunto de fios de preenchimento e de dois conjuntos de fios de urdidura. Utilizando um tear especial, os fios de urdidura do veludo são entrelaçados em duas partes de tecido, de uma só vez. Lâminas separam as duas peças de tecido, cortando ao longo da urdidura. Tendo em vista que as duas peças são cortadas separadamente, elas são enroladas em rolos separados. Isso produz o que é referido como pano de pilha, pois as extremidades do fio que são mantidas criam uma pilha macia. Esse é o veludo em seu estado inicial. Outro método de produção do veludo envolve o uso de fios ao longo do tear, em vez de uma segunda peça de tecido. A pilha ainda é cortada e os fios removidos.
Após os processos de produção
O veludo é cortado para nivelar a pilha. Depois disso, é tingido. Apesar dele, no geral, fixar bem o corante, o veludo de seda é mais brilhante. Ainda úmido, o veludo geralmente é escovado para que seque com uma textura. Ou, quando molhado, ele pode ser torcido de modo a produzir o que é chamado de "veludo esmagado". Outros processos podem incluir a tecelagem de veludo com diferentes linhas coloridas para produzir desenhos.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images