Alimentos que fazem o hamster engordar
hamster image by Patrik Lidaj from Fotolia.com
De acordo com o livro "Caring for your hamster", os hamsters na natureza comem alimentos ricos em fibras e com pouca gordura. Quando a dieta é desproporcional, com mais de alguns nutrientes do que de outros, a chance de obesidade aumenta, especialmente se você complementar a dieta do seu hamster com guloseimas e outros alimentos. Se seu animalzinho estiver com problemas para manter o peso, entre em contato com um veterinário.
Alimentos de humanos
Embora seja tentador compartilhar pequenos pedaços de sua refeição com o seu hamster, nem sempre isso é saudável. Alimentos ricos em açúcar refinado ou gordura podem ser saborosos, mas também contribuem para a obesidade do animal, segundo o livro "The Hamster: An Owner's Guide to a Happy, Healthy Pet". Alguns alimentos além de engordar o hamster, são perigosos. Evite esses problemas resistindo à tentação de dar sua comida ao roedor.
Nozes e sementes
Os alimentos comerciais para hamsters possuem grandes quantidades de nozes e sementes. Elas não são completamente insalubres, pois contêm proteínas necessárias ao animal, de acordo com o livro “Small Animal Care and Management". Em moderação, alimentos como castanhas, sementes de girassol, amendoins, castanhas de caju, sementes de abóbora e soja são petiscos saborosos para o hamster. Os problemas aparecem somente quando esse tipo de comida compõe a maior parte da dieta do animal. Mantenha seu hamster no peso ideal dando-lhe nozes e sementes em uma dieta balanceada.
Grãos
Um dos equívocos mais comuns sobre os hamsters são as suas necessidades alimentares, observa o livro “The Laboratory Hamster and Gerbil". Os hamsters não são exclusivamente herbívoros - na natureza, eles complementam a dieta com grãos e folhas com insetos para obterem um pouco de proteína. Embora eles consumam uma grande quantidade de grãos ricos em fibras, os grãos processados e amido, como pão branco, biscoitos e bolachas podem causar problemas. Ao processar esses alimentos, o hamster pode desenvolver um excesso de glicose no sangue e insulina. Além do ganho de peso, uma dieta rica em grãos processados pode causar problemas como resistência à insulina e diabetes. Evite grãos descolorados e ricos em amido e opte por produtos integrais.
Laticínios
Alguns hamsters gostam de produtos lácteos, outros não. Se seu roedor começar a se interessar por alimentos como leite, iogurte e queijo cottage, não tenha medo de alimentá-los, sempre com moderação. O livro "Nutrition for Veterinary Technicians and Nurses" aponta a desvantagem dos produtos lácteos: quando em excesso, esses alimentos podem causar problemas estomacais, diarreia e gases. Além desses efeitos desagradáveis, os alimentos lácteos são ricos em gordura, comparativamente falando, para as necessidades de um hamster. Alimentos ricos em gordura podem deixar seu hamster gordo. Opte por uma versão de baixa gordura do alimento lácteo preferido dele e use-o como um aperitivo ocasional.
Referências
- "Caring for Your Hamster"; Jill Foran; 2004 [em inglês]
- "Nutrition for Veterinary Technicians and Nurses"; Ann Wortinger; 2007 [em inglês]
- "The Hamster: An Owner's Guide to a Happy Healthy Pet"; Betsy Sikora Siino; 1997 [em inglês]
- "Small Animal Care and Management"; Dean Marvin Warren; 2002 [em inglês]
- "The Laboratory Hamster and Gerbil"; Karl J. Field, Amber L. Sibold, Mark A. Suckow; 1999 [em inglês]
Sobre o Autor
Elizabeth Tumbarello has been writing since 2006, with her work appearing on various websites. She is an animal lover who volunteers with her local Humane Society. Tumbarello attended Hocking College and is pursuing her Associate of Applied Science in veterinary technology from San Juan College.
Créditos Fotográficos
hamster image by Patrik Lidaj from Fotolia.com