×
Loading ...

Alimentos que fazem o hamster engordar

De acordo com o livro "Caring for your hamster", os hamsters na natureza comem alimentos ricos em fibras e com pouca gordura. Quando a dieta é desproporcional, com mais de alguns nutrientes do que de outros, a chance de obesidade aumenta, especialmente se você complementar a dieta do seu hamster com guloseimas e outros alimentos. Se seu animalzinho estiver com problemas para manter o peso, entre em contato com um veterinário.

Os hamsters precisam de uma dieta balanceada para não ganharem gordura (hamster image by Patrik Lidaj from Fotolia.com)

Alimentos de humanos

Embora seja tentador compartilhar pequenos pedaços de sua refeição com o seu hamster, nem sempre isso é saudável. Alimentos ricos em açúcar refinado ou gordura podem ser saborosos, mas também contribuem para a obesidade do animal, segundo o livro "The Hamster: An Owner's Guide to a Happy, Healthy Pet". Alguns alimentos além de engordar o hamster, são perigosos. Evite esses problemas resistindo à tentação de dar sua comida ao roedor.

Loading...

Nozes e sementes

Os alimentos comerciais para hamsters possuem grandes quantidades de nozes e sementes. Elas não são completamente insalubres, pois contêm proteínas necessárias ao animal, de acordo com o livro “Small Animal Care and Management". Em moderação, alimentos como castanhas, sementes de girassol, amendoins, castanhas de caju, sementes de abóbora e soja são petiscos saborosos para o hamster. Os problemas aparecem somente quando esse tipo de comida compõe a maior parte da dieta do animal. Mantenha seu hamster no peso ideal dando-lhe nozes e sementes em uma dieta balanceada.

Grãos

Um dos equívocos mais comuns sobre os hamsters são as suas necessidades alimentares, observa o livro “The Laboratory Hamster and Gerbil". Os hamsters não são exclusivamente herbívoros - na natureza, eles complementam a dieta com grãos e folhas com insetos para obterem um pouco de proteína. Embora eles consumam uma grande quantidade de grãos ricos em fibras, os grãos processados e amido, como pão branco, biscoitos e bolachas podem causar problemas. Ao processar esses alimentos, o hamster pode desenvolver um excesso de glicose no sangue e insulina. Além do ganho de peso, uma dieta rica em grãos processados pode causar problemas como resistência à insulina e diabetes. Evite grãos descolorados e ricos em amido e opte por produtos integrais.

Laticínios

Alguns hamsters gostam de produtos lácteos, outros não. Se seu roedor começar a se interessar por alimentos como leite, iogurte e queijo cottage, não tenha medo de alimentá-los, sempre com moderação. O livro "Nutrition for Veterinary Technicians and Nurses" aponta a desvantagem dos produtos lácteos: quando em excesso, esses alimentos podem causar problemas estomacais, diarreia e gases. Além desses efeitos desagradáveis, os alimentos lácteos são ricos em gordura, comparativamente falando, para as necessidades de um hamster. Alimentos ricos em gordura podem deixar seu hamster gordo. Opte por uma versão de baixa gordura do alimento lácteo preferido dele e use-o como um aperitivo ocasional.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...