Alimentos ricos em beta-sitosterol

Visage/Stockbyte/Getty Images
O beta-sitosterol, também conhecido como esterol vegetal ou fitoesterol, é um componente químico natural conhecido por seus baixos níveis de colesterol. O fitoesterol abaixa os níveis sanguíneos de colesterol, reduzindo a parcela de gordura absorvida pelo trato digestório. Você pode obter beta-sitosterol através de alimentos naturalmente ricos nele.
Óleos
Muito embora isso quase pareça contraditório, posto que o beta-sitosterol baixa o colesterol, uma porção normal (por volta de 14 g) de margarina inclui cerca de 70 mg de beta-sitosterol. Consumir óleos como os de milho ou de soja é uma forma de obter aproximadamente 95 mg (de uma porção de aproximadamente 224 g) de beta-sitosterol por dia. A gordura vegetal comum também contém fitoesteróis.
Castanhas e grãos
Uma gama de castanhas e grãos é rica em beta-sitosterol. Muito embora não contenham tantos fitoesteróis, as castanhas e os grãos estão na lista de alimentos mais ricos em beta-sitosterol. Uma porção de aproximadamente 95 g de nozes de macadâmia, nozes-pecã, pistaches, amêndoas, avelãs ou castanhas contém entre 20 e 47 mg de beta-sitosterol. As favas e lentilhas rosas são dois tipos de grãos de leguminosas que também contêm esse componente químico que baixa os níveis de colesterol.
Lanches
O beta-sitosterol não está apenas nas comidas saudáveis. Os salgadinhos à base de milho contêm beta-sitosterol, por volta de 57 mg por porção (em torno de 190 g). Não é tão ruim para algo que tem um gosto tão bom. Para aqueles com um paladar mais adocicado, o chocolate comum também contém por volta de 34 mg de beta-sitosterol por porção (130 g).
Vegetais e frutas
Os salgadinhos de milho não precisam ser comidos sozinhos, uma vez que os abacates contêm uma das mais altas quantias de beta-sitosterol. Um único abacate pode fornecer 95 mg de beta-sitosterol. Purês de batatas, pimentas serranas, coentro e folhas de uva contêm mais de 20 mg de beta-sitosterol. A romã crua e a citronela contêm entre 8 a 10 mg do poder redutor de colesterol do beta-sitosterol.
Beta-sitosterol na dieta diária
A lista acima oferece uma gama de alimentos que podem ser incorporados à rotina com o objetivo de reduzir os níveis de colesterol. Aos interessados em baixar os níveis de colesterol naturalmente, é importante discutir essas opções com um clínico geral para ter certeza de que são ideais para você.
Referências
Sobre o Autor
Sara Tetreault has worked as a marketing copywriter and editor since 2006. She has written copy for public health organizations, Yankee Retail, and Oce North America. Tetreault received her Master of Arts degree in early modern culture and literature from the University of Sussex and obtained a dual Bachelor of Arts degree in English and communications from Eastern Connecticut State University.
Créditos Fotográficos
Visage/Stockbyte/Getty Images