Alimentos que contêm estatinas

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As estatinas foram descobertas em 1971 por pesquisadores japoneses. Elas reduzem o colesterol no sangue, por interferir com uma proteína que controla sua produção no fígado. A maior parte do colesterol do corpo é fabricado no fígado. Como muitos medicamentos, as estatinas produzem inúmeros efeitos colaterais, mas, felizmente, existem fontes naturais que são menos propensas a criar efeitos colaterais indesejáveis.

Maiores fontes

Os alimentos com os níveis mais altos de estatinas incluem cogumelos ostra e levedura vermelha de arroz. Os cogumelos ostra sem haste crescem em troncos de árvores, e têm lugar de destaque na culinária chinesa; eles são o principal componente dos molhos de ostra. A levedura vermelha de arroz é cultivada à maneira de monascus purpureus, semelhante a um processo de fermentação. A levedura vermelha de arroz é vendida em lojas de medicina chinesa como um medicamento para baixar o colesterol. A própria levedura vermelha -- sem o arroz -- também é vendida, mas não é recomendada porque tem todos os efeitos colaterais associados às estatinas farmacêuticas. A levedura vermelha é o corante usado no "pato laqueado".

Produtos da soja

Todos os produtos da soja contêm estatinas e esta é uma das razões pelas quais os asiáticos têm níveis mais baixos de colesterol do que os não-asiáticos. É também por isso que a dieta japonesa é recomendada para pessoas que sofrem de colesterol alto. O "tempeh" é um produto de soja feito em placas ou tijolos com grãos integrais embutidos. O "tempeh" de arroz vermelho é especialmente rico em estatinas. As estatinas naturais evitam os efeitos secundários associados às estatinas farmacêuticas. Esses efeitos secundários incluem dores musculares e, por vezes, lesão muscular. É raro, mas às vezes as estatinas farmacêuticas podem causar danos aos olhos.

Grãos

Os cereais integrais são ricos em fitosteróis, ou estatinas biológicas, que não têm efeitos colaterais. O processamento destrói a maioria dos fitosteróis. O germe de trigo é a melhor fonte de fitosteróis entre os grãos, ele contém cerca de 200 mg em uma porção de meia xícara. O farelo de aveia contém cerca de 1/3 da quantidade e o farelo de arroz, o pão integral e o pão de arroz integral contêm um pouco menos. Óleos feitos a partir de grãos, tais como óleo de farelo de arroz, óleo de sésamo, óleo de semente de linhaça e óleo de canola são muito ricos em fitosteróis. Cada um destes contém cerca de 100 mg por colher de sopa.

Frutas e vegetais

Muitas frutas e verduras contêm esteróis e estanóis que trabalham juntos para produzir estatinas naturais. Os mais altos níveis deles vêm da beterraba e da couve de Bruxelas. Outros vegetais que contêm níveis significativos de esteróis e estanóis incluem couve-flor, cebola, legumes, couve e inhame. As frutas com os mais altos níveis de esteróis e estanóis são maçãs e laranjas. Outras frutas ricas em esteróis e estanóis incluem amoras, bananas, cerejas e peras.

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