×
Loading ...

Por que os alpinistas precisam de tanques de oxigênio ?

O montanhismo de grandes altitudes é um esporte que exige força, resistência e condicionamento consideráveis, mas até mesmo os melhores alpinistas não estão imunes aos efeitos da falta de oxigênio. O uso de um tanque suplementar reduz o risco do desenvolvimento de enfermidades potencialmente graves.

Monte Everest (Fox Photos/Valueline/Getty Images)

O básico

As grandes altitudes são geralmente definidas como a elevação acima de 1.500 metros do nível do mar. Os níveis de oxigênio diminuem conforme a altitude aumenta. O mal-estar é uma possível consequência.

Loading...

Efeitos

Os sintomas de mal-estar devido à altitude variam desde tonturas e náuseas até o perigoso acúmulo de líquido nos pulmões e no cérebro. O uso de oxigênio suplementar minimiza as chances de desenvolvimento desses sintomas.

Tipos

Os aparelhos leves e portáteis utilizados pelos alpinistas fornecem ar enriquecido em oxigênio por meio de uma mangueira reguladora presa a uma máscara que se encaixa sobre a boca e o nariz. O fluxo pode ser ajustado, se necessário.

Benefícios

A sobrevivência na "zona da morte", acima de 7.600 metros, é virtualmente impossível sem o uso de oxigênio engarrafado. O gás aumenta imensamente as chances de atingir o pico e retornar em segurança.

Considerações

O oxigênio suplementar não elimina totalmente os efeitos da falta do gás. Ele não substitui a experiência e o treinamento essenciais para o alpinismo seguro e bem-sucedido em grandes altitudes.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...