×
Loading ...

Qual é a altura média da maçaneta numa porta?

Você provavelmente já viu alguma porta estranha, que mostrava claramente que quem a fez não tinha ideia de onde colocar a maçaneta. Normalmente a maçaneta é mais alta do que devia, o que lhe dá a impressão de ser uma criança tentando alcançá-la. A preocupação principal ao se colocar uma maçaneta nas portas de hoje, é a estética. Enquanto pode haver algo relacionado à consistência, isso na verdade não tem efeito no funcionamento da maçaneta.

Maçanetas instaladas muito altas ou baixas podem ficar estranhas. (door knob image by rafalwit from Fotolia.com)

Altura média

A altura média para maçanetas, em uma típica porta de 2 m de altura, é de 90 cm. O não se sabe o porque essa altura é o padrão, mas a explicação mais comum é que quando começaram a produzir portas em massa, o centro da maioria das portas era a 90 cm de altura. É assim que ela ainda é medida hoje, com uma fita métrica presa debaixo da porta, e erguendo a fita 90 cm de altura.

Loading...

Detalhes chatos

Sabendo que a altura média da altura das maçanetas é de 90 cm, essa não é a unica possibilidade. O espaçamento da lateral da porta é crucial para a funcionalidade da maçaneta, esta medida varia, com maior parte delas sendo entre 5 cm e 7 cm, que são as distâncias mais comuns. O buraco da fechadura geralmente é posto a 5 cm da lateral da porta, com a maçaneta a 2,5 cm de distância.

Posicionamento do ferrolho

Enquanto o ferrolho pode ser instalado a qualquer altura da porta, eles são postos geralmente a 15 cm acima da maçaneta. Isto dá espaço para que o mecanismo do trinco funcione sem que eles se choquem ou que você possa esbarrar a mão nele, mas mesmo assim numa altura boa para ser alcançado. Ferrolhos normalmente são instalados na mesma distância da lateral da porta que a maçaneta e o trinco.

Retrofit das maçanetas

O retrofit é um termo usado na engenharia para a adição de um aspecto novo a um objeto antigo. Quando colocamos uma porta nova numa jamba antiga, devemos pensar onde colocar a chapa testa com a maçaneta ao lado da jamba. Esta chapa deve estar alinhada com o centro da maçaneta para que funcione sem falhas. Você precisará encaixar a nova maçaneta na chapa antiga, ou colocá-la no antigo buraco da madeira e então encaixar a chapa. O mesmo funciona para o ferrolho.

Portas de tamanho customizado

Portas mais altas, especialmente feitas para entradas, estão se tornando comuns. Para as portas que são cerca de 2,5 a 5 cm menores que o padrão, é melhor fazer alguns ajustes. Se a porta tiver um buraco no centro, colocar a maçaneta nele irá funcionar. Se a porta não tiver o buraco, depende de você escolher onde ela ficará melhor tanto estética quanto funcionalmente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...