Como amaciar couro endurecido

O couro é feito principalmente de carne, por isso, naturalmente, ele seca, endurece e, possivelmente, racha ao longo do tempo. Proteger e cuidar do couro é um passo importante para mantê-lo macio e maleável. Independentemente se estiver manejando sapatos, botas ou móveis, você provavelmente terá que lidar com o couro endurecido. Com um pouco de tempo e esforço, é possível restaurar a maciez original do material.

Amaciar couro endurecido

Passo 1

Aplique o sabão para couro no couro seco e duro. O produto vem na forma de pasta, spray ou creme. É possível escolher qualquer consistência, pois terão o mesmo efeito.

Passo 2

Use uma toalha de microfibras para esfregar o sabão no couro em pequenos movimentos circulares. Ele não só limpará o material como também ajudará a restaurar a flexibilidade e maleabilidade enquanto o sabão é absorvido no grão do couro.

Passo 3

Mire o secador de cabelo nas áreas onde aplicou o sabão. O calor moderado aquecerá o couro e permitirá que absorva melhor o sabão, além de ajudar com o processo de amaciamento.

Passo 4

Limpe o couro com uma toalha de microfibra seca para remover o excesso de sabão. Nem todo o sabão será absorvido e se usar pasta usada, um resíduo será deixado no local, a não ser que remova o excesso.

Passo 5

Aplique um amaciante de couro e esfregue-o com uma toalha de microfibra. Ele amaciará o material fornecendo óleos essenciais, condicionadores e uma camada de proteção.

Mais recentes

×