Como remover tinta de fórmica

••• ink stain image by Dmitri MIkitenko from Fotolia.com

Balcões e mesas em fórmica são conhecidos por sua durabilidade e versatilidade. Disponível em uma ampla variedade de cores, esse plástico laminado é resistente ao calor e tem sido utilizado desde 1912. Independente da superfície de fórmica estar velha ou nova, seria incômodo notar manchas sobre ela, principalmente as de tinta, pois nem sempre são fáceis de remover. Mas com uma boa técnica e um pouco de esforço, poderá remover uma mancha e restaurar a fórmica, deixando-a em seu estado original.

Passo 1

Hair spray image by L. Shat from Fotolia.com

Borrife a mancha com laquê. Deixe-a molhada por alguns minutos. Esfregue-a várias vezes com um pano limpo e macio até que desapareça. O laquê tem a capacidade de dispersar as manchas de tinta em diversas superfícies.

Passo 2

Borrife um óleo WD-40 na mancha. Deixe-a molhada com o produto por alguns minutos. Esfregue a mancha com um pano macio até que desapareça. Segundo o site do WD-40, ele remove mesmo tintas permanentes da maioria das superfícies.

Passo 3

impressing lemon's juice image by Maria Brzostowska from Fotolia.com

Faça uma pasta de suco de limão com bicarbonato de sódio. Deixe-a de molho por meia hora e, em seguida, esfregue a mancha cuidadosamente com a mistura. Limpe e lave com água. O suco de limão tem propriedades naturais de branqueamento, e o bicarbonato de sódio é um pouco abrasivo, mas leve o suficiente para o uso em fórmica.

Passo 4

Molhe um algodão em acetona. Esfregue a mancha com a bola de algodão. Enxágue com água e sabão após a remoção da mancha. Ao usar acetona, faça um teste em um local pequeno primeiro para garantir que a acetona não danifique a cor da fórmica.

Mais recentes

×