Diferenças entre um fauno e um sátiro
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
Faunos e sátiros são divindades menores parecidas, mas distintas, encontradas na mitologia grega e romana. Dizia-se que essas criaturas viviam perto de pastos de ovelhas e cabras, e percorriam as florestas e montanhas. A arte antiga frequentemente os retrata em cortejos de vários deuses. Eles representam conceitos como a natureza, fertilidade, luxúria, rivalidade e música,
Sátiros
Os sátiros era espíritos gregos antigos da natureza. Eles eram retratados como companheiros de vários deuses e deusas incluindo o deus mensageiro Hermes, o deus do vinho Dionísio, a deusa da fertilidade Reia, a deusa mãe primordial Gaia e o deus ferreiro Hefestus. Os gregos normalmente os retratavam como homens feios, selvagens com caudas de cavalos, orelhas de burros, nariz de pugs e pênis eretos. Como companheiros de Dionísio, eles eram geralmente retratados dançando com cálices de vinho, flautas e tamborins.
Peças satíricas
De acordo com as regras dos festivais de drama da Grécia antiga, os dramaturgos deveriam enviar quatro peças sobre o mesmo personagem, família ou tema. As três primeiras peças eram tragédias e a quarta era uma comédia chamada de peça satírica. O roteiro da peça satírica normalmente envolvia um herói em uma situação cômica envolvendo sátiros e fazia comentários obscenos sobre as tragédias. As peças satíricas possuíam linguagem e gestos indecentes, dança e ação energética. "Ciclope", de Eurípedes, é a única peça satírica intacta ainda existente.
Pãs
Acreditava-se que Pã, o deus grego antigo dos pastores, montanhas, pastos e música rústica, era acompanhado pelos Pãs, espíritos parecidos com os sátiros e associados a rebanhos de bodes, ovelhas e pastos. Eles tinham troncos humanos, rostos feios, barbas espessas, chifres, pernas e pés de cabra e pênis ereto. Algumas gravuras os retratam com cabeças inteiramente de bodes.
Faunos
Fauno, o deus romano antigo do interior, era parecido com o deus grego Pã. Apesar de divino, a mitologia diz que ela foi um dos primeiros reis da região da Itália chamada de Lácio, onde a cidade de Roma foi fundada. Acredita-se que os soldados romanos, prestes a serem derrotados, foram inspirados para continuar a lutar por causa das visões proféticas de Fauno. As lendas dizem que Fauno tinha a companhia dos equivalentes romanos do pãs, os faunos. Considerava-se que os faunos eram menos libidinosos e mais brincalhões que os sátiros.
Referências
- Encyclopedia of Greek and Roman Mythology; Luke Roman, Monica Roman; 2010 [em inglês]
- A Concise Dictionary of Classical Mythology; Pierre Grimal; 1990 [em inglês]
- The Encyclopedia of Mythology; Arthur Cotterell; 2006 [em inglês]
- Theoi Mitologia Grega: Sátiros [em inglês]
- Theoi Mitologia grega: Pãs [em inglês]
- The Concise Oxford Companion to the Theatre; Drama satírico; 1996 [em inglês]
Recursos
Sobre o Autor
Frank B. Chavez III has been a professional writer since 2006. His articles have appeared on numerous websites including WitchVox and Spectrum Nexus as well as in the e-magazine Gods and Empires. He has his associate degree with an emphasis in theater arts from Chabot College, where he received the theater department's Joeray Madrid Award for Excellence in Dramaturgy.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images