Como limpar mariscos
Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images
Um dos maiores problemas em capturar ou comprar mariscos vivos é remover a areia de dentro deles. A menos que sejam devidamente lavados, eles ainda podem conter grãos de areia, que entrarão em contato com tudo que estiver sendo cozido. É fácil limpar adequadamente a areia dos mariscos frescos antes de tentar cozinhá-los.
Step 1
Tenha certeza de que todos os mariscos ainda estejam vivos. Mariscos vivos estarão bem fechados e serão difíceis de abrir com as mãos. Se um espécime estiver aberto, é provável que esteja morto, devendo ser descartado antes de cozinhar. Isso se deve ao fato de que os mariscos mortos têm uma chance muito maior de conter areia e detritos.
Step 2
Lave os mariscos vivos em água fria corrente, passando-a em uma peneira para remover qualquer resíduo da parte externa.
Step 3
Encha uma tigela com água fria e limpa. Coloque os mariscos nela e deixe-os de molho por 20 minutos antes de cozinhá-los. À medida que respiram, eles admitem a água doce, que expulsará a areia ou detritos de suas conchas. Depois de terem liberado a areia das conchas, retire-os da água um a um. Não despeje a água e os mariscos através de uma peneira, ou eles poderão se misturar com a areia novamente.
Step 4
Se os mariscos ainda contiverem areia ou detritos grudados, esfregue-os delicadamente com uma escova limpa.
Step 5
Use os mariscos de acordo com a receita desejada.
Referências
Sobre o Autor
Daisy Buchanan has worked as a staff writer for "The Umbrella," an arts newspaper in Portland, Ore., and as editor-in-chief for "Living Mosaic," an academic journal. Buchanan holds a Bachelor of Arts in environmental studies from Lewis and Clark College.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images