×
Loading ...

Como fazer uma antena de rádio caseira

Quem ama uma estação de rádio específica sempre enfrenta o mesmo problema: como conseguir uma melhor recepção de uma transmissão ruim. A construção de uma antena caseira é um procedimento muito simples, requerendo apenas alguns materiais baratos e um pouco de paciência.

Instruções

Construa uma antena caseira e aumente o sinal de recepção do rádio (Radio image by Buffy1982 from Fotolia.com)

    Antena AM

  1. Construa a moldura com dois pedaços de madeira de sucata, cortados do mesmo tamanho, e com pelo menos 60 cm de comprimento. Prenda-os com pregos ou parafusos em um formato de "X", e, em seguida, adicione hastes estabilizadoras ou fixe-as com barbante para estabilidade.

    Loading...
  2. Cole, pregue ou parafuse barras de madeira nas extremidades dos braços da estrutura em forma de X.

  3. Enrole arame em torno das barras no lado de fora da estrutura, fixando a extremidade do fio com um grampo. Você poderá grampear o fio periodicamente para aumentar a segurança, mas não é obrigatório. Enrole o fio ao redor da antena pelo menos 100 vezes para que ela fique adequada.

  4. Descasque a extremidade do fio de isolamento da antena, e também a extremidade de um fio de ligação de isolamento do rádio. Una, solde e, em seguida, cubra com fita isolante.

  5. Ligue o cabo da antena no rádio.

    Antena FM

  1. Determine o comprimento do fio que será necessário. Uma antena como essa aumentará a recepção de todos os canais, mas receberá um canal com perfeita clareza. Como regra geral, quanto maior for o canal de FM, menor o fio deverá ser. Um canal menor que o intervalo de 87 deverá ter um fio de cerca de 3 m de comprimento.

    Uma antena FM deverá ter uma forma circular
  2. Corte esse fio ao meio e descasque o isolamento de ambas as extremidades.

  3. Faça uma estrutura simples para os fios. Como ela será montada depende inteiramente de suas necessidades: interior ou exterior, telhado ou terrestre. O único aspecto fixo é que o braço principal deverá ser longo o suficiente para aguentar os fios da antena.

  4. Passe os fios ao longo do braço de suporte para formar um círculo, emende e solde-os. Cubra as extremidades unidas com fita isolante. Os dois fios deverão ser unidos sobre as extremidades do braço, mas ainda deverão ser abertos na parte inferior do círculo.

  5. Pegue um pedaço de fiação do rádio. Corte e descasque o isolamento de um lado, emende e solde aos fios abertos da antena. Cubra com fita isolante.

  6. Ligue o cabo da antena no rádio.

Loading...

O que você precisa

  • Madeira de sucata
  • Pregos ou parafusos
  • Barbante (opcional)
  • Cola de madeira (opcional)
  • Carretel de fio
  • Grampos
Loading ...
Loading ...