Antibióticos para peixes

Os peixes são vulneráveis a uma variedade de doenças bacterianas que exigem o uso de antibióticos conhecidos para o tratamento

fish image by JASON WINTER from Fotolia.com

A presença de bactérias e parasitas é relativamente comum tanto em peixes de água doce quanto em peixes mantidos em aquários. O uso de drogas e medicações para tratar essas doenças é geralmente aceito como a maneira mais eficaz. Muitas dessas medicações usadas para promover a saúde dos peixes têm nomes conhecidos em relação aos esforços de combater doenças e manter a saúde geral desses animais.

Amoxicilina

Comumente conhecida pelos veterinários e donos de animais de estimação, este antibiótico amplamente usado é eficaz no tratamento e no controle das bactérias pseudomonas e aeromonas, que comumente afetam os peixes. Descoberta por cientistas nos Laboratórios de Pesquisa Beecham, em 1972, a amoxicilina é considerada muito eficiente contra bactérias gram-positivas, apesar de demonstrarem algum efeito sobre as gram-negativas.

Ampicilina

Este antibiótico é usado para tratar o hospedeiro de infecções bacterianas comumente encontradas nos peixes. A ampicilina foi originalmente desenvolvida como um antibiótico do tipo penicilina considerada eficaz contra a propagação de bactérias gram-positivas. Ela é destinada apenas ao uso em peixes ornamentais e de aquário.

Cefalexina

A cefalexina é um antibiótico amplamente usado no tratamento de aquários. Ela age interrompendo a formação da parede celular das bactérias. Essa ação geralmente resultará na ruptura dessa estrutura bacteriana, reduzindo sua capacidade de sobrevivência. Para muitos donos de animais de estimação, a cefalexina pode também ser usada no tratamento de infecções do trato urinário, feridas cutâneas e infecções no ouvido de cães. Como ocorre com muitos antibióticos usados para cuidados de peixes, ela pode ser comprada na maioria dos pet shops, no escritório do seu veterinário e pela Internet.

Metronidazol

O metronidazol é um medicamento antiparasita usado no tratamento de infecções causadas por protozoários, como os problemas no ângulo e a doença da mancha branca marinha, em várias espécies de peixes. Como regra geral, ele é principalmente indicado apenas para uso em peixes ornamentais e de aquário. Esse antibiótico bastante conhecido é também considerado eficaz no tratamento de peixes de água doce capturados com o parasita Giardia.

Tetraciclina

A tetraciclina é usada no tratamento de doenças de peixes, como a doença Gill, popeye e a podridão das barbatanas e da cauda. Esse antibiótico é considerado eficaz contra infecções causadas por bactérias gram-negativas. Historicamente, a primeira patente desse medicamento amplamente utilizada foi emitida em 1950. No entanto, estudos envolvendo as múmias egípcias indicaram grandes quantidades de tetraciclina presente no organismo de ancestrais escavados.

eHow Brasil
×