×
Loading ...

Aplicações da álgebra na vida real

Os estudantes podem achar que as finalidades das tarefas de álgebra da escola são chatas, mas isso é porque não pensaram no seu uso prático. Todos os dias, as pessoas de diversas ocupações usam a matemática como usavam na sala de aula. Exemplos de aplicações de álgebra na vida real, sejam eles difíceis ou fáceis, mostram a importância dessa disciplina no currículo escolar e por quê os alunos devem prestar atenção às tarefas "chatas".

Caixas usam as habilidades de lidar com dinheiro aprendidas no ensino básico (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Equações

As equações parecem um absurdo para os estudantes, mas são usadas em várias tarefas do dia a dia. Um exemplo do uso de equações por profissionais é na área de finanças. Arbitragem de preços, taxas de juros, inflação e elasticidade (da demanda ou oferta) são calculadas com o uso de certas equações. Além disso, equações lineares também podem ajudar os consumidores a fazer a melhor decisão na hora de escolher um serviço que cobra por minuto (como as taxas de empresas de telecomunicações).

Loading...

Administração de dinheiro

Técnicas básicas de administração de dinheiro são geralmente aprendidas na escola básica. Administração de dinheiro é também uma das competências aplicadas da álgebra que mais usamos. Um exemplo de problema que requer o uso da álgebra é "Quanto você gasta por mês pagando R$ 3,00 por cada passagem todo dia útil?". As pessoas precisam realizar esse tipo de contas frequentemente para fazer decisões financeiras.

Operações básicas

A álgebra em tarefas escolares é baseada em quatro operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão. Por exemplo, "quanto dos seus R$ 20 deve dar a cada um dos seus quatro filhos?" ou "um carro que gasta 0,25 litros de gasolina por quilômetro começa a andar com 30 litros; quanto de gasolina resta após 4 km rodados?". Essas finalidades parecem exatamente o tipo de problema que um adulto encara todo dia, tentando sobreviver com recursos limitados.

Porcentagens

Se você for um estudante, podem pedir para você calcular 4% de 200. Quando você crescer, poderá tentar calcular 4% porque é a taxa de juros de um empréstimo. As porcentagens são bastante usadas no dia a dia, por exemplo, "40% de desconto nos produtos de limpeza" ou "2% de aumento na taxa de vendas", e você poderá beneficiar-se com seu conhecimento de porcentagens.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...