×
Loading ...

Palavras usadas na elaboração de problemas matemáticos

Resolver problemas de matemática requer que os alunos decifrem informações relevantes e usem habilidades matemáticas analíticas. Os problemas ajudam os alunos a relacionarem a matemática com situações da vida cotidiana. Eles precisam aprender como resolver problemas complexos que encontrarem nas tarefas diárias, assim como em testes padronizados. Pelo fato de alguns problemas envolverem mais de uma área da matemática, eles precisam aprender estratégias para ajudá-los a encontrar soluções para eles. A matemática tem uma linguagem própria e certas palavras-chave indicam que operações usar para resolver um problema.

Palavras-chave usadas nos problemas indicam as operações necessárias para resolvê-los (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Adição

A adição é a combinação de dois ou mais números para chegar a uma soma. Um aluno deve buscar por palavras-chave que indiquem adição quando tentarem resolver problemas. Palavras e frases como "total de", "combinados juntos", "mais do que", ou "adicionado a" indicam que a adição é a operação a ser usada para resolver o problema. Por exemplo, "Maria tinha 45 moedas e João tinha 20. Qual era o número total de moedas?".

Loading...

Subtração

Antes de tentar resolver o problema, procure por palavras-chave que indiquem que seja um problema de subtração. Frases como "quão mais", "diminuído por", "quantos sobraram" ou palavras como "diferença", "restante" ou "menos" indicam um problema que requer a manipulação dos números com uso da redução. Por exemplo, "A laranja do João pesa 200 g e a da Maria pesa 300g. Quão mais pesada é a laranja da Maria?".

Multiplicação

O "produto" é a resposta em um problema de multiplicação. Procure por palavras ou frases como "um pedaço", "de" ou "quanto". Por exemplo, "Pedro lê 20 palavras por minuto. Quantas palavras ele consegue ler em uma hora?" Nesse problema, a frase-chave é "quantas". O problema requer dois passos para ser resolvido e requer que o aluno saiba sobre tempo e também sobre multiplicação.

Divisão

Os problemas de divisão requerem maiores habilidades de raciocínio. Algumas palavras-chave que indicam que a divisão é necessária para resolver o problema são "por", "proporção de", "quociente de" ou "divisão igual". Os alunos devem entender que "por" significa "dividido por". Por exemplo "Comprei 20 litros e paguei R$ 60. Qual foi o preço por litro?" Entender que a divisão é a operação inversa da multiplicação é necessário quando resolver problemas envolvendo divisão.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...