Como aprender os livros da Bíblia em ordem

••• Comstock/Stockbyte/Getty Images

Aprender a ordem dos livros da Bíblia pode deixá-lo mais confortável com a leitura das Escrituras. Se você pretende liderar ou participar de um estudo da Bíblia, memorizar os livros o ajudará a consultar as obras mais facilmente. Descubra qual é a forma como você aprende melhor para ajudá-lo a escolher a melhor maneira de decorar a ordem dos livros da Bíblia. Diversas técnicas o permitirão praticar até memorizar essa ordem.

Passo 1

Comece aos poucos. O site Sunday School Kids sugere aprender os livros em pequenas partes. Comece aprendendo cinco livros em sequência, como Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Quando aprender esses cinco livros, acrescente mais cinco e assim por diante até ter memorizado todos.

Passo 2

Utilize uma canção. Usar uma música para identificar os livros da Bíblia pode ajudá-lo a aprender mais rápido. Crie sua própria música ou use uma música familiar que você conhece e aplique os livros da Bíblia a essa canção.

Passo 3

Faça fichamentos. O site Heart of the Matter Online afirma que usar fichas ajuda a aprender os livros da Bíblia. Em um lado, escreva questões sobre, por exemplo, os nomes dos Evangelhos. Do outro, você pode escrever: Mateus, Marcos, Lucas e João. Pratique as perguntas na ordem dos livros. Você logo aprenderá a ordem de todos os livros da Bíblia.

Passo 4

Escreva cada livro da Bíblia em ordem em uma quadro branco ou negro. O site Learn the Bible afirma que você deve ler os livros e apagá-los da lista à medida que for lendo cada livro. Isso te ajudará a aprender os livros um por vez. Pratique todos os dias até aprender todos.

Passo 5

Pratique com um amigo. Se você tiver um amigo que também deseja aprender os livros da Bíblia, recitem-nos juntos. Enumere quatro livros e depois peça que seu amigo enumere os quatro seguintes. Façam isso com todos os livros e depois troquem a ordem. Isso irá ajudá-los a ouvir os nomes dos livros diversas vezes até memorizá-los.

Mais recentes

×