×
Loading ...

Como aprender piano online com um teclado MIDI

Um teclado MIDI é uma ótima opção à compra de um piano grande. Não apenas é mais portátil, mas é muito mais barato também. No entanto, para poder usar um, você deve ter acesso a um computador com software capaz de ler dados MIDI. Outra vantagem do teclado MIDI é que pode imitar outros sons além do piano. Por exemplo, você pode tocar um piano Rhodes ou um Dulcimer com o teclado. Depois de entender como configurar seu teclado, você pode começar a tocar piano.

Instruções

Teclados MIDI podem imitar outros instrumentos (keyboard image by salimar6 from Fotolia.com)

    Configure o teclado MIDI e o software

  1. Compre um teclado MIDI. Se você quer aprender a tocar piano, eu sugiro começar com um teclado de pelo menos 49 teclas. Menos que isso é muito limitado.

    Loading...
  2. Conecte o teclado MIDI ao seu computador. A maioria dos teclados MIDI pode se conectar ao seu computador via USB 2.0 ou Firewire. Teclados MIDI são plug and play, então não é preciso instalar drivers.

  3. Compre uma estação de trabalho de áudio digital compatível com notas MIDI. Uma boa opção seria a Ableton Live 8.

  4. Abra sua estação de trabalho de áudio digital e crie uma faixa com um instrumento. A maioria das interfaces de áudio digital tem um menu que permite que você selecione a partir de muitos instrumentos pré-definidos (presets). Na Ableton Live 8, esse menu fica do lado esquerdo. Você pode arrastar o instrumento para uma faixa vazia para criar uma faixa com um som.

  5. Pressione uma tecla no teclado MIDI. Você poderá ouvir o instrumento selecionado. Se gostar do som, você pode selecionar outro preset no menu de instrumentos.

    Aprenda piano online

  1. Após configurar o teclado e a estação de trabalho, faça uma lista de músicas que você gostaria de aprender.

  2. Comece com músicas simples. Quando conseguir tocar uma música perfeitamente de olhos fechados, passe para a próxima música na sua lista. Ter uma lista é uma boa ajuda visual e vai encorajá-lo a tocar mais.

  3. Pratique por pelo menos meia hora todos os dias. Se não praticar, você perderá a memória muscular. É especialmente importante seguir um regime estrito para treinar os dedos.

  4. Se você sabe ler notação musical, o site sheetmusicplus.com (em inglês) é um ótimo recurso para partituras. Compre alguns livros de partituras para iniciantes e aprenda a tocar cada música do livro.

Loading...

Dicas

  • Se você leva a aprendizagem de piano a sério, contrate um professor. Professores ajudam a melhorar a técnica e a postura. Se você deixar os maus hábitos persistirem, eles vão se tornar ainda mais difíceis de corrigir no futuro.

O que você precisa

  • Interface de áudio digital
  • Teclado MIDI

Referências

Loading ...
Loading ...