Armas usadas pelo grupo da SWAT
police image by Robert Grzywaczewski from Fotolia.com
A SWAT "Special Weapons and Tactics" (Táticas e Armas Especiais, em tradução livre) é um pequeno grupo de policiais, especialmente treinados e equipados, que são mobilizados em situações voláteis ou de alto risco. Tais situações podem envolver lidar com suspeitos barricados ou servindo mandados contra criminosos particularmente violentos. As equipes da SWAT são geralmente compostas por membros da elite de um departamento de polícia ou de outra agência de aplicação da lei. Para ajudá-los em seu trabalho, as equipes da SWAT usam um grande e variado arsenal.
Pistolas
Os tipos de pistolas que os membros dos times da SWAT carregam variam por departamento, mas a maioria escolhe semiautomáticas e focam na confiança ao invés de força. Por exemplo, o "U.S. Capitol Police Containment" (Polícia de contenção capital dos Estados Unidos) e o "Emergency Response Team" (Time de resposta emergencial), assim como muitos outros departamentos policiais, equipam os membros com a Glock 22 calibre 40.
Metralhadoras
Metralhadoras são compactas e fáceis de manipular, mas possuem grande poder de fogo. Os modelos mais comuns dos times da SWAT incluem a série Heckler & Koch MP5, a Colt M177 e os modelos militares M4.
Rifles
Mais pesados e volumosos do que as metralhadoras, os rifles tem a vantagem de possuir mais alcance e precisão. De acordo com site "Special Operations.com", muitos departamentos preferem os modelos Colt AR-15s e Heckler & Koch HK53/33.
Espingarda
Espingardas, normalmente usadas pelos times de invasão, são muito versáteis e capazes de disparar não apenas balas, mas usar munição para estourar portas e fechaduras, disparar gás lacrimogêneo e até mesmo sinalizadores. De acordo com a "Tactical Response Magazine", alguns departamentos usam o modelo Remington 870.
Rifles de elite
Em departamentos menores, um ou dois membros de cada time SWAT normalmente trabalham como atiradores de elite. As armas variam entre os departamentos, mas a Delegacia de Eldorado na Califórnia equipa seus atiradores com o Remington 700 (.308).
Granadas de luz
Granadas de luz são armas não letais que emitem um estouro de luz e som que serve para desorientar os alvos cegá-los temporariamente.
Agentes químicos
Os times da SWAT geralmente usam vários agentes químicos contra seus alvos, contidos em cartuchos, latas de spray e granadas especialmente modificadas ou na munição para espingarda. Os mais usados são o gás lacrimogêneo, bombas de fumaça, bombas odoríferas e spray de pimenta.
Cassetetes
Além das armas de fogo, muitos times usam cassetetes dobráveis para subjugar os alvos durante encontros diretos ou se o time estiver agindo em meio à multidão.
Aparelhos estroboscópicos
Além das armas letais, alguns times da SWAT usam equipamento desenvolvido para incapacitar os alvos sem provocar danos permanentes. Equipamentos estroboscópicos são usados para desorientar ou nausear grandes grupos.
Espuma grudenta
Outra arma não letal é uma espuma grudenta, um material viscoso que adere nos alvos e dificulta o movimento. Apesar de não ser muita usada, alguns times começaram a fazer uso limitado desse material.
Referências
Sobre o Autor
Michael Wolfe has been writing and editing since 2005, with a background including both business and creative writing. He has worked as a reporter for a community newspaper in New York City and a federal policy newsletter in Washington, D.C. Wolfe holds a B.A. in art history and is a resident of Brooklyn, N.Y.
Créditos Fotográficos
police image by Robert Grzywaczewski from Fotolia.com