Arredondando decimais para o centésimo mais próximo

••• Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

Na matemática, você soma, subtrai, divide e multiplica para encontrar uma resposta exata. Mas para encontrar uma aproximação de uma resposta exata é necessário seguir regras para arredondar os números. O método existe para torná-los mais legíveis e fáceis de interpretar. Pode-se arredondar inteiros bem como os que ficam depois do ponto decimal. Para fazê-lo em um número decimal é necessário olhar para todos os números para chegar à sua resposta.

Passo 1

Saiba a diferença entre décimos, centésimos, milésimos, etc. Por exemplo, em 25,783 o número à direita do decimal (5) está na posição dos décimos. O número à direita do 7, (8), está na posição dos centésimos e à direita do 8 na posição dos milésimos.

Passo 2

Olhe o número que está mais a direita do ponto decimal. Para 25,783 olhe para o 3, pois é o mais afastado.

Passo 3

Vá pela regra de que se o número à direita do que você arredondará for 5 ou maior, você deve arredondar o número para um dígito acima. Se o número à direita for menor que 5, o número permanece o mesmo. Depois que você faz o arredondamento, todos os números ao lado do arredondado desaparecem.

Passo 4

Tente o método do Passo 3 arredondando para a posição centésima mais próxima o número 25,783. O número na centésima posição é o 8. Olhe para direita, como 3 é menor que 5 então o 8 não muda. O resultado final é 25,78. No entanto, para o número 25,789, o número à direita do 8 é maior que 5, então adiciona-se mais um dígito. O resultado final é 25,79.

Mais recentes

×