Como arredondar para o milhão mais próximo

••• Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

O arredondamento é a operação matemática que reduz o número de dígitos em determinados valores numéricos. Manter dígitos extras além de um certo ponto é desnecessário, pois muitos desses valores podem ser calculados apenas com precisão limitada. O arredondamento de grandes números inteiros também permite um trabalho mais fácil com eles, como, por exemplo, ao comparar rapidamente uma série de valores.

Passo 1

Escreva o número que é necessário arredondar; por exemplo, 564.923.428.

Passo 2

Encontre o dígito no número que é necessário arredondar; o número possui um "4" na posição de milhões, que é o sétimo algarismo da direita para a esquerda.

Passo 3

Analise o próximo dígito à direita da posição de milhão para determinar se ele é menor - ou maior - que cinco. Esse número corresponde ao local de centenas de milhares, e, neste exemplo, equivale a "9", que é maior que cinco.

Passo 4

Some um ao dígito na posição de milhões se o número localizado na posição de centenas de milhares for equivalente ou superior a cinco, caso contrário, deixe-o inalterado. Nesse exemplo, some um ao dígito, tornando o número equivalente à 565.923.428.

Passo 5

Substitua todos os números à direita da posição de milhões por zeros para finalizar o arredondamento. Nesse exemplo, arredondando o número para os milhões mais próximos, o resultado é 565.000.000.

Mais recentes

×