×
Loading ...

Como arrumar um pavio de vela

Frequentemente, velas boas são jogadas fora ao invés de serem arrumadas para funcionarem direito. Salve suas velas arrumando o pavio.

Instruções

Velas não devem ser jogadas fora (Image courtesy of "colossus" at Morguefile.)
  1. Veja qual o problema. Se o pavio está com uma bola preta no fim e emitindo fumaça com fuligem, o pavio é muito grosso. Se o pavio está formando uma poça no meio da vela pequena, o pavio é muito fino. Se o pavio não pode ser visto, ele pode ter sido cortado muito curto ou arrancado completamente. Se o pavio não acender de forma alguma, ele pode estar úmido.

    Loading...
  2. Nos casos em que o pavio está do lado errado, puxe-o para fora. Você talvez tenha que tirar a pequena placa de metal ou o adesivo na base da vela para poder retirar o pavio. Cuidadosamente, puxe o pavio e veja se ele sai sem quebrar. Se o pavio não sair, pegue a parte reta do cabide e aqueça.

  3. Em um local ventilado, segure o pavio com o alicate de ponta fina. Utilize o cabide aquecido para pressionar a vela em direção ao pavio, enquanto puxa o pavio com o alicate. Quando o pavio sair, você deve deixar o cabide esfriar. Tire o cabide antes que a cera esfrie completamente, deixando o buraco aberto ao longo da vela.

  4. Quando o cabide estiver frio, limpe-o retirando a cera. Cole a ponta do novo pavio em uma das extremidades do cabide e aqueça-o novamente, mantendo o pavio longe do cabide. Coloque a ponta do cabide no mesmo buraco que o pavio antigo foi removido. Use o buraco para guiar o cabide aquecido enquanto você o empurra para dentro da vela.

  5. No final do buraco, com o pavio saindo acima da vela, corte o lado que está colado à extremidade do cabide. Retire o cabide e deixe o fluxo de cera derretida dentro do buraco que o cabide fez. Puxe completamente o pavio antes que a cera esfrie. Corte o pavio 6mm na pate de cima da vela.

  6. Se o pavio foi cortado muito curto, corte a vela para igualar. Cavar ao redor do pavio será o suficiente para expor uma ponta para usar, a não ser que a vela derreta e apague a chama. Neste caso, você terá que cavar uma área maior ao redor do pavio da vela antes de acendê-la.

  7. Se o pavio estiver úmido, raspe o máximo de cera possível da parte de baixo da vela. Retire a umidade da melhor forma possível, apertando o pavio entre toalhas de papel. Coloque a vela em um local seco, onde ela não vai derreter por alguns dias, repetidamente vá secando o pavio com o papel toalha. Tente acender a vela novamente, e se isso não funcionar, substitua o pavio.

Loading...

Dicas

  • Se o cabide não ficar quente o suficiente para penetrar na vela, prenda o cabide em uma solda para metal com abraçadeiras quando o metal estiver frio de novo. Se você tiver uma vela em um pote e não consegue acessar o fundo da vela, derreta a área que você precisa acessar e depois derreta a cera novamente até atingir o nível.

Aviso

  • Use óculos de proteção. A vela pode pegar fogo com o calor do cabide. A vela pode derreter e mudar sua aparência depois de usar esses métodos. Não toque no metal aquecido sem usar a proteção devida. A cera pode ferver. A cera é inflamável. Derreter cera pode criar fumaças que precisam de um local com ventilação apropriada. Esses métodos anulam qualquer garantia que o fornecedor pode oferecer. Alterar a vela pode mudar suas características, incluindo as de segurança. Use uma pinça para firmar sua vela com segurança.

O que você precisa

  • Vela
  • Pavio para substituição
  • Alicate de ponta fina (com cortador de fio embutido)
  • Cabide
  • Faca fina (para cavar a cera)
  • Papel toalha
  • Abraçadeiras e ferros de soldas

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...