Bala de hortelã caseira

••• peppermints image by Margaret M Stewart from Fotolia.com

As balas de hortelã caseiras ou puxa-puxa, são saborosas para aniversários ou presentes de feriado. Apesar da hortelã ser tradicionalmente associada com o Natal, a refrescância dos doces de menta poderá ser presenteada em qualquer época do ano. Faça estes doces facilmente e com uma fração do custo dos comprados prontos. Embrulhe pedaços de caramelo em papel e empacote-os em um saco de celofane decorativo como um presente atraente.

Passo 1

Esfregue a manteiga amolecida dentro de uma assadeira para evitar que o doce grude nela.

Passo 2

Coloque 2 xícaras e 1/2 de açúcar granulado, 1 xícara e 1/2 de xarope de milho, 4 colheres de chá de vinagre branco e 1/4 de colher de chá de sal em uma panela grande antiaderente. Cozinhe a mistura em fogo baixo, mexendo constantemente até o açúcar se dissolver.

Passo 3

Aumente o fogo para médio-alto e deixe a mistura ferver. Adicione 1/2 xícara de leite fervido e continue a mexer a mistura. Cheque a temperatura com um termômetro para doces e apague o fogo quando ela atingir 120° C.

Passo 4

Tire a panela do fogo. Misture 1/4 colher de chá de óleo de hortelã natural no caramelo. Adicione corante alimentício vermelho se quiser que o doce fique colorido.

Passo 5

Coloque o puxa-puxa em uma assadeira untada e deixe descansar até ficar frio ao toque. Unte seus dedos com manteiga ou gordura. Comece puxando o caramelo em uma corda de 30 cm. Use uma faca untada com manteiga ou óleo para cortá-la em pedaços de 2,5 cm ou 4 cm, dependendo do tamanho que você quiser. Enrole cada pedaço em um quadrado de papel encerado e torça-o para fechar.

Mais recentes

×