Aspectos positivos e negativos de treinamentos sobre diversidade
teamwork image by Dmitri MIkitenko from Fotolia.com
O ambiente de trabalho é um caldeirão de indivíduos com origens culturais, religiosas, gêneros e raças únicos. Por sua vez, muitas empresas oferecem treinamentos sobre a diversidade de seus funcionários para que eles possam aprender a conviver com as diferenças culturais e consequentemente trabalhar de forma mais colaborativa como uma equipe. Enquanto o treinamento sobre a diversidade é benéfico para o mercado de trabalho, é importante considerar suas desvantagens potenciais antes de continuar com ele.
Melhoria no ambiente de trabalho
O ambiente de trabalho pode ser melhorado quando os funcionários recebem treinamentos sobre a diversidade. Se o treinamento for capaz de educar as pessoas e incentivá-las a eliminar a discriminação, não deixando as diferenças atrapalharem, o ambiente será saudável e harmônico. Com este tipo de ambiente, os empregados são mais inclinados a serem produtivos, em oposição a um ambiente de trabalho que gere hostilidade e discriminação.
Ponto de partida
Os treinamentos sobre diversidade podem beneficiar as estatísticas de retenção de uma empresa. Quando os funcionários se dão bem e têm uma sensação de inclusão entre suas equipes, departamentos e da organização como um todo, eles permanecem comprometidos com a empresa. O compromisso aumenta a retenção, e isso é um fator importante para uma companhia. Não só a alta taxa de retenção é importante para a imagem pública de uma empresa, como também economiza o dinheiro por não ter que contratar funcionários ou perder produtividade a partir de cargos vazios.
Isolamento
Chamar a atenção para as diferenças de um funcionário pode causar sentimentos de isolamento. Os empregados com diferentes origens podem não querer ser expostos, pois isso pode ser uma questão delicada para alguns. Por sua vez, os funcionários que são culturalmente diversos podem se isolar por medo da rejeição ou humilhação, que mais tarde pode levá-los a deixar a organização.
Produção de efeitos negativos
Se um treinamento sobre a diversidade não for realizado corretamente, o resultado pode ser negativo e fazer com que os indivíduos com diversas formações se sintam discriminados. É determinante que o treinamento não intimide o empregado ou o faça parecer ameaçador, assustador ou desajustado entre o resto do pessoal. O cronograma do treinamento deve ser revisto pelo departamento de Recursos Humanos de uma organização, tal como pelo departamento jurídico, para verificar se há alguma discrepância ou áreas que possam causar a produção de efeitos negativos.
Eficácia
As empresas devem estar atentas às estruturas de seus treinamentos para determinar se ele é ou não eficaz. Quando você somar o tempo do instrutor, o tempo da equipe (e a produtividade desperdiçada) e o dinheiro necessário para realizar o treinamento, algumas organizações podem achar que eles simplesmente não valem a pena.
Mais Artigos
Diferenças entre contabilidade, finanças e economia→
As vantagens e desvantagens das corporações multinacionais→
Descrição do cargo de analista de logística→
Diferenças entre empregados fixos e contingentes→
Diferenças entre o expedidor e o coordenador de projetos→
As melhores carreiras para quem tem TDAH→
Referências
Sobre o Autor
Kyra Sheahan has been a writer for various publications since 2008. Her work has been featured in "The Desert Leaf" and "Kentucky Doc Magazine," covering health and wellness, environmental conservatism and DIY crafts. Sheahan holds an M.B.A. with an emphasis in finance.
Créditos Fotográficos
teamwork image by Dmitri MIkitenko from Fotolia.com