×
Loading ...

Atividades para crianças da pré-escola com o tema abelhas

Aprender sobre diferentes animais e seu comportamento é uma forma atraente de incentivar as crianças a explorar seu ambiente. As crianças muitas vezes notam pequenos animais, e muitas ficam fascinadas pelo impressionante corpo preto e amarelo das abelhas. Em climas temperados, zangões bebês saem na primavera, e uma atividade com abelhas bebê incentiva as crianças a pensar em diferentes estações do ano. Use uma mistura de atividades, como artesanato e músicas para melhorar a aprendizagem sobre esse inseto que vive em grupo.

Abelhas recolhem o pólen para alimentar seus filhotes (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Música com ação

Atividades com música ajudam na aprendizagem de línguas e é uma maneira divertida e envolvente para começar o dia. Cante uma música com o tema abelha ("Baby Bumblebee" é uma opção) em conjunto e use ações para envolver o corpo na aprendizagem. Existem várias versões de músicas com o tema abelha, e algumas podem assustar as crianças já que podem falar sobre o fato de as abelhas ferroarem as pessoas, mas há versões que o final é alterado. Os zangões não possuem ferrões e eles podem picar várias vezes que eles não morrem. No entanto, abelhas normalmente não atacam, mas podem ferroar se seu ninho for ameaçado. Fale sobre o motivo de as abelhas ferroam e explique que é melhor manter a calma em quando estiver perto de abelhas. Após a música com ação, uma criança pode fazer o zumbido de abelha e movimentar-se pela sala enquanto o resto das crianças pode praticar como manter a calma quando próximas de abelhas.

Loading...

Figuras de abelhas filhotes

Faça uma foto usando pintura a dedo ou uma almofada de tinta com a cor amarela. Deixe que as crianças usem o polegar para fazer grandes abelhas e seu dedo mindinho para fazer os filhotes. Deixe as crianças pressionarem o dedo na tinta ou na almofada de tinta. Deixe que a tinta seque e, em seguida, as crianças podem adicionar outras características de abelhas com um lápis preto. Se você usar uma almofada de tinta, a imagem pode ser decorada imediatamente. Peça às crianças para adicionar listras pretas, asas e olhos ao corpo.

Uma abelha gigante

Construa uma abelha usando rolos de papel higiênico vazios. Com antecedência, corte dois círculos redondos de papelão para cada criança. Os círculos devem ser grandes o suficiente para que eles cubram completamente as extremidades dos rolos de papel higiênico. Deixe as crianças pintar os rolos de papel higiênico e um lado dos círculos com tinta amarela. Deixe a tinta secar. Peça às crianças para decorar as abelhas utilizando pincéis pretos. Desenhe listras pretas sobre o rolo de papel higiênico e pinte um rosto em um dos círculos redondos. Use fita adesiva para prender os círculos aos rolos de papel higiênico. Faça as asas utilizando papel branco. Distribua papel branco para as crianças e peça a elas para desenhar um coração, com cerca de 12,7 cm, e cortá-lo. Prenda as asas em forma de coração ao rolo de papel higiênico com cola. Faça antenas com um papel preto e anexe-as ao rosto da abelha.

Rimas infantis

Atividades de rima ajudam as crianças a desenvolver habilidades de pré-leitura e ajudam as crianças a identificar os sons que fazem uma palavra. Com antecedência, faça duas abelhas gigantes de papelão ou papel. Use letra de forma para escrever algumas palavras que rimam com abelha. Leia as palavras e deixe que as crianças tentem encontrar mais palavras que soam parecido com a palavra abelha. Peça às crianças para criar frases para uma canção de ninar sobre um dia de uma abelha bebê. Escreva a rima criada por elas dentro da figura da segunda abelha gigante. Leia a rima final e ajude as crianças a decorá-la. Faça com que as crianças aprendam duas linhas a cada dia e, em seguida, repitam toda a rima juntos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...