Aves de florestas tropicais que comem cobras
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images
A floresta tropical é um ambiente exuberante, rico em variedades de espécies de plantas e animais. A maior parte das 10.000 espécies de aves vive nas regiões tropicais do mundo, onde os pássaros podem desfrutar de uma diversidade de insetos, frutas e animais. As cobras, principalmente as pequenas, fazem parte das dietas de diversas aves da floresta tropical.
Kookaburra
A kookaburra é uma variedade das aves guarda-rios nativa das florestas do leste da Austrália. Esse pássaro é amplamente conhecido por seu canto alto e distinto que parece uma risada e também por sua tendência de roubar filhotes de aves domésticas, como patos e galinhas, de fazendas para comer. Por ser uma espécie carnívora, essa ave alimenta-se também de outros animais pequenos, como lagartos, peixes, rãs e cobras.
Pavão
Essa espécie de pássaro é conhecida por suas cores brilhantes e pela plumagem enorme e vibrante que os machos exibem durante o ritual de acasalamento para seduzir as fêmeas. Como uma ave onívora, o pavão prefere alimentar-se de animais pequenos, como insetos, alevinos, lagartos e cobras, além de plantas, como pétalas de flores.
Harpia
As harpias habitam as florestas tropicais da América Central e do Sul. Com uma envergadura de até 2 m e garras e bicos fortes, as harpias são bem equipadas para caçar uma variedade de animais. Essas aves podem voar a até 80 km/h ao caçar uma presa, e geralmente apanham uma presa que tenha o mesmo tamanho que elas mesmas. Além de cobras, as harpias comem outros répteis e animais, como bichos-preguiça e macacos.
Calau-rinoceronte
O calau-rinoceronte possui esse nome devido ao seu bico único, que possui uma protuberância na parte de cima semelhante ao chifre de um rinoceronte. Essa protuberância é conhecida como um capacete. Os povos antigos chamavam esse pássaro de "deus da guerra" devido á sua aparência ornamentada. Na natureza, os calau-rinoceronte alimenta-se principalmente de figos e outras frutas, mas suplementam a sua dieta com carne. Cobras, insetos, lagartos e pequenos mamíferos são boas fontes de carne na dieta do calau-rinoceronte.
Casuar
Ao contrário das aves de rapina ferozes, o casuar precisa caçar suas refeições no chão. Essa variedade de pássaro é grande e não voa, como o emu e a avestruz. Essa grande ave nativa da Nova Guiné e do leste da Austrália pode atingir 2 m de altura. Embora a dieta do casuar consista principalmente de frutas encontradas no chão ou próximas ao mesmo, esse pássaro também se alimenta de fungos e pequenos animais, como cobras e rãs.
Referências
Créditos Fotográficos
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images