Atividades escritas sobre "O Poço e o Pêndulo"
Photos.com/Photos.com/Getty Images
Para uma compreensão íntegra do conto macabro de Edgar Allan Poe "O Poço e o Pêndulo", o estudante precisa ter algumas informações históricas sobre a Inquisição espanhola, alguns detalhes biográficos sobre a vida de Poe e alguma ajuda com o vocabulário. Uma vez que a história tenha sido lida com toda a assistência necessária e discutida durante a aula, os alunos podem ser desafiados a fazer vários exercícios de escrita. Dar aos estudantes a escolha entre os tipos de atividades citados abaixo permite que eles tragam sua voz criativa para o trabalho, além de demonstrar o entendimento da história.
Exercício de entrevista
Dê aos estudantes a oportunidade de entrevistar o infeliz narrador de "O Poço e o Pêndulo". Em uma viagem do tempo imaginária, os alunos podem virar apresentadores de um programa de entrevistas e conversar com o narrador horas antes de ele ser resgatado de sua experiência horrenda. Peça que os estudantes montem pelo menos vinte perguntas e respostas que detalhem os eventos da história, começando com o julgamento, com o estado emocional do narrador e com o significado do contexto da Inquisição espanhola. Dois alunos podem trabalhar juntos nesse projeto, mas ambos serão responsáveis pelo trabalho escrito e pela entrevista. A parte escrita deve ser entregue e o trabalho oral pode ser apresentado para a classe.
Cartas do Poe
Para alunos que gostam de investigar o simbolismo na literatura, dê a oportunidade de que assumam a persona de Edgar Allan Poe. Em uma carta para um amigo, que pode ser inventado pelos estudantes, Poe deve explicar os símbolos utilizados em "O Poço e o Pêndulo", o porquê de ter escolhido tais símbolos e como eles foram resultado de experiências pessoais.
Roteiro de filme
Tentar imaginar Edgar Allan Poe como roteirista de cinema pode ser exagero. Porém, se existissem filmes na época em que Poe viveu, pode ser que ele tivesse contratado um agente para vender o roteiro de sua história para um produtor. Nessa atividade, os alunos têm a oportunidade de agir como o agente e mostrar todo seu conhecimento sobre a história. Para apresentar o roteiro, o agente deve possuir um resumo da história, uma descrição de como seria a ambientação, uma explicação de por que certa banda ou compositor deveria escrever ou criar a trilha sonora, e um parágrafo explicando que ator seria escolhido para o papel principal e o motivo.
Referências
- The Romance of Failure: First-Person Fictions of Poe, Hawthorne, and James; Jonathan Auerbach; 1989 [em inglês]
- Edgar A. Poe: Mournful and Never-ending Remembrance; Kenneth Silverman; 1992 [em inglês]
Sobre o Autor
Peggy Epstein is a freelance writer specializing in education and parenting. She has authored two books, "Great Ideas for Grandkids" and "Family Writes," and published more than 100 articles for various print and online publications. Epstein is also a former public school teacher with 25 years' experience. She received a Master of Arts in curriculum and instruction from the University of Missouri.
Créditos Fotográficos
Photos.com/Photos.com/Getty Images