Como escrever uma carta de intenção para mestrado
woman writting on blank paper image by endostock from Fotolia.com
Imagine um membro do comitê de admissão lendo uma redação entediante após a outra, cheia de banalidades sobre candidatos que desejam cursar um programa de mestrado. Quando você escreve uma instrução ou uma proposta - ou carta de intenção como também é conhecida - faça-o com este membro em mente. Faculdades utilizam a carta de intenção como uma ferramenta para avaliar certas qualidades dos candidatos, como inteligência, capacidade para o trabalho duro e habilidade de se comunicar bem. Pense na sua tarefa de escrever como uma forma de se vender como um dos melhores candidatos com todos esses atributos.
Step 1
Descubra que detalhes a faculdade quer na carta de intenção: o quão extensa ela deve ser, a quem você deve endereçá-la, e que tópicos deve abranger. Ligue para o escritório da faculdade e pergunte a respeito disso se você não tiver certeza.
Step 2
Escreva uma introdução que leve o leitor a continuar lendo. Por exemplo, se você está se candidatando para uma vaga de mestrado de programa de trabalho social, conte como você acompanhou relutante a sua mãe a ler para um vizinho idoso e então passou a fazê-lo de boa vontade por si só. Isto é definitivamente mais interessante do que falar a respeito do quanto você quer dedicar sua vida servindo pessoas necessitadas.
Step 3
Se apresente de forma breve, afirmando as suas credenciais e cursos anteriores. Mostre sua familiaridade com o campo de estudo utilizando uma terminologia técnica relevante. Destaque suas habilidades com a manipulação de instrumentos e utilização de um software específico. Fale de forma positiva a respeito de pessoas que moldaram a sua carreira. Se o seu professor foi alguém considerado uma autoridade naquele determinado campo de estudo, mencione seu nome.
Step 4
Inclua informações sobre outras realizações, como ter feito parte da lista de honra do reitor, apresentações em conferências, publicações em jornais e participações em atividades de pesquisa. Mencione também outra atividade extracurricular que tenha relação com o curso que você deseja fazer. Por exemplo, se está se candidatando para um mestrado em educação, mencione sua participação em debates e competições de perguntas e respostas.
Step 5
Forneça informação que justifique qualquer brecha em seu histórico educacional ou de trabalho. Explique os compromisso familiares ou problemas de saúde que o levaram a dar uma pausa e como essa experiência o fortaleceu.
Step 6
Afirme de forma específica o que a respeito da faculdade o levou a se candidatar. Encontre algo genuíno, como a matéria de especialização que eles oferecem ou a pesquisa de alguns dos membros da faculdade em uma disciplina em particular na qual você se interessa.
Step 7
Termine solicitando uma entrevista. Forneça seu contato - endereço residencial e de e-mail, bem como seu número de telefone.
Mais Artigos
Como apresentar formalmente uma carta de reclamação contra um colega de trabalho→
Como escrever uma carta para se candidatar a um trabalho voluntário→
Perguntas normalmente feitas durante uma entrevista para técnico laboratorial→
Como escrever uma carta de reclamação para os recursos humanos→
Como escrever uma redação sobre objetivos profissionais→
Como entrar em contato com pessoas famosas→
Referências
Dica
- Escreva uma narrativa que cubra todos os tópicos que a faculdade especifica, mas não necessariamente na mesma ordem. Ser capaz de trabalhar da sua maneira em volta destes tópicos sem perder a sequência lógica é um sinal de inteligência criativa. Esta é uma qualidade que serve para colocá-lo à parte de outros candidatos.
Sobre o Autor
Hailing out of Pittsburgh, Pa., David Stewart has been writing articles since 2004, specializing in consumer-oriented pieces. He holds an associate degree in specialized technology from the Pittsburgh Technical Institute.
Créditos Fotográficos
woman writting on blank paper image by endostock from Fotolia.com