Como escrever uma carta de intenção para mestrado

••• woman writting on blank paper image by endostock from Fotolia.com

Imagine um membro do comitê de admissão lendo uma redação entediante após a outra, cheia de banalidades sobre candidatos que desejam cursar um programa de mestrado. Quando você escreve uma instrução ou uma proposta - ou carta de intenção como também é conhecida - faça-o com este membro em mente. Faculdades utilizam a carta de intenção como uma ferramenta para avaliar certas qualidades dos candidatos, como inteligência, capacidade para o trabalho duro e habilidade de se comunicar bem. Pense na sua tarefa de escrever como uma forma de se vender como um dos melhores candidatos com todos esses atributos.

Passo 1

Descubra que detalhes a faculdade quer na carta de intenção: o quão extensa ela deve ser, a quem você deve endereçá-la, e que tópicos deve abranger. Ligue para o escritório da faculdade e pergunte a respeito disso se você não tiver certeza.

Passo 2

Escreva uma introdução que leve o leitor a continuar lendo. Por exemplo, se você está se candidatando para uma vaga de mestrado de programa de trabalho social, conte como você acompanhou relutante a sua mãe a ler para um vizinho idoso e então passou a fazê-lo de boa vontade por si só. Isto é definitivamente mais interessante do que falar a respeito do quanto você quer dedicar sua vida servindo pessoas necessitadas.

Passo 3

Se apresente de forma breve, afirmando as suas credenciais e cursos anteriores. Mostre sua familiaridade com o campo de estudo utilizando uma terminologia técnica relevante. Destaque suas habilidades com a manipulação de instrumentos e utilização de um software específico. Fale de forma positiva a respeito de pessoas que moldaram a sua carreira. Se o seu professor foi alguém considerado uma autoridade naquele determinado campo de estudo, mencione seu nome.

Passo 4

Inclua informações sobre outras realizações, como ter feito parte da lista de honra do reitor, apresentações em conferências, publicações em jornais e participações em atividades de pesquisa. Mencione também outra atividade extracurricular que tenha relação com o curso que você deseja fazer. Por exemplo, se está se candidatando para um mestrado em educação, mencione sua participação em debates e competições de perguntas e respostas.

Passo 5

Forneça informação que justifique qualquer brecha em seu histórico educacional ou de trabalho. Explique os compromisso familiares ou problemas de saúde que o levaram a dar uma pausa e como essa experiência o fortaleceu.

Passo 6

Afirme de forma específica o que a respeito da faculdade o levou a se candidatar. Encontre algo genuíno, como a matéria de especialização que eles oferecem ou a pesquisa de alguns dos membros da faculdade em uma disciplina em particular na qual você se interessa.

Passo 7

Termine solicitando uma entrevista. Forneça seu contato - endereço residencial e de e-mail, bem como seu número de telefone.

Mais recentes

×