Exemplos de um perfil pessoal para um currículo
Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images
Durante toda busca por emprego, os potenciais empregados muitas vezes se perguntam como apimentar seus currículos para chamar a atenção de potenciais empregadores. Muitos chegam ao ponto de contratar um profissional para isso, às vezes gastando centenas de reais sem qualquer garantia de que o esforço vai garantir uma oferta de emprego. Há uma solução muito melhor e totalmente gratuita: incluir um perfil pessoal em seu currículo.
O que é?
Um perfil pessoal que é incluído em um currículo pode ser considerado uma apresentação, uma divulgação ou uma pré-visualização do resto do currículo. O perfil deve estar sempre no início do currículo, diretamente sob o nome e as informações de contato do candidato. Ele vai explicar resumidamente quem você é e como pode ser de grande valor para a companhia e deve conter um breve resumo de suas qualificações para o cargo. O perfil não é uma série de orações, mas uma série de frases e palavras estrategicamente colocadas. Por exemplo, em vez de escrever "Obtive diploma de mestre em Literatura Inglesa pela Universidade de Purdue", escreva "Mestre em literatura inglesa".
Dicas
A seção do perfil pessoal do currículo é a primeira (e às vezes a única) seção que o empregador vai ler. É importante ganhá-lo imediatamente e por isso o perfil deve incluir qualquer experiência relevante para o cargo pretendido. Se tiver trabalhado por três anos em um serviço de atendimento ao cliente, mas está se candidatando para um cargo corporativo, não mencione essa experiência no perfil. Inclua seu nível de escolaridade. Entretanto, se tiver feito pós-graduação em História da Arte, mas está se candidatando para um trabalho em negócios ambientais, é melhor simplesmente atestar sua graduação. Por exemplo, pode-se escrever "Pós-graduado", ou "Diploma de mestre pela Universidade de Purdue".
Certifique-se de incluir qualquer treinamento adicional relevante que tenha recebido. Por exemplo, se estiver se candidatando para um trabalho de conselheiro e tiver recebido treinamento como árbitro ou mediador, seria prudente incluir uma afirmação como "Treinado em várias técnicas de mediação e resolução de conflitos".
Exemplos
Escrever um perfil pessoal pode ser uma tarefa assustadora, mesmo quando se sabe exatamente qual informação incluir. A seguir, exemplos comprovados de ótimos perfis pessoais:
"Diploma de mestre em Literatura Inglesa, procurando emprego no campo do ensino médio, seis anos de experiência como professor de Literatura, Gramática, e Escrita criativa, assistente de chefe de departamento no Colégio Indianapolis, treinado no ensino do inglês como língua secundária, em resolução de conflitos e em educação de alunos com deficiências mentais."
"Bacharel em Cinema, mestre em Jornalismo, procurando por emprego de jornalista para cobrir as nuanças da indústria do entretenimento, especializando-se em direção de filme e cinematografia, três anos de experiência como assistente de diretor de cena para séries locais de TV, dois anos de experiência como colunista de entretenimento no Jornal Indianapolis Star, vasta experiência com várias técnicas de entrevistas.
Mais Artigos
Referências
Sobre o Autor
Jesse Adams has written professionally since 2008. He writes tutorials for technology products and websites. His work has been featured by the "International Business Times," GeekBeat.tv and other publications. Adams holds a Bachelor of Arts in English from Indiana University, and is currently working on his PhD in Literature.
Créditos Fotográficos
Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images