×
Loading ...

Atividades e jogos para ensinar interpretação de texto

Os jogos e atividades educacionais oferecem diversão e um ambiente competitivo para as crianças aprenderem. Melhorar a interpretação de texto por meio de jogos torna as crianças de todas as idades mais envolvidas e interessadas na escola. Os alunos beneficiam-se mais quando começam a desenvolver as habilidades de interpretação desde cedo e continuam a usar o que aprenderam durante o ensino médio e a faculdade.

Jogos e atividades permitem que as crianças pratiquem a interpretação de texto de diversas maneiras (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Mapas e direções

Use os mapas como uma ferramenta para treinar a geografia e a leitura de direções. Comece por um lugar no mapa e peça a um aluno para escrever as direções para outro lugar de sua escolha no mapa. Peça a outro aluno para ler as direções e dá-las a um terceiro aluno sem olhar no papel, mas com suas próprias palavras. Mude o formato para melhorar o treino, usando ruas algumas vezes e pontos de referência em outras.

Loading...

Preencha o espaço em branco

Pegue um parágrafo informativo curto, seja de um texto já usado na classe ou de outra fonte, e copie-o na lousa. Por exemplo, quando os alunos tiverem lido e entendido o texto, apague uma palavra por frase ou todos os artigos e deixe as crianças preencherem os espaços vazios. Quando terminarem, comece uma nova rodada, apagando mais palavras. Continue o processo até que elas tenham reescrito todo o parágrafo.

Quadrinhos

Reúna entre 10 e 12 trechos que venham acompanhados por imagens de quadrinhos. Peça para os alunos lerem os trechos e combiná-los com a imagem que melhor defina o sentido. Os alunos poderão aprender habilidades de compreensão associando a imagem ao tema ou aos acontecimentos que leram nos trechos.

Esquetes

Escolha um trecho curto de uma peça ou de uma história que tenha bastante diálogo e peça para os estudantes o lerem em grupos a fim de que cada um tenha um diálogo. Diga aos alunos que eles vão representar o diálogo na frente da sala e que não espera-se que repitam palavra por palavra, já que não poderão olhar o texto enquanto representam. Sem poder memorizar o texto, os alunos terão de depender da compreensão textual para recriá-lo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...