Como aumentar as casas decimais no MATLAB
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
O MATLAB é um software de computação técnica usado em campos da ciência e da engenharia para processar e analisar dados. Os dados contidos em arrays (arranjos unidimensionais) e matrizes são usados como entradas para arquivos "m", que contêm algoritmos complexos, para processá-los em lote. A exatidão, o tempo de processamento e o uso de memória dependem da precisão dos números usados no processo de análise. Uma precisão maior leva a cálculos mais exatos, pois se usam mais casas decimais para descrever os dados. Ao diminui-la, no entanto, os números são arredondados para quatro casas decimais, o que diminui a quantidade de números armazenados na memória. A escolha depende da exatidão requerida nos cálculos, da quantidade de passos de processamento e da tolerância usada na coleta de dados.
Step 1
Limpe todas as variáveis na área de trabalho (workspace) digitando "clear all" na janela de comandos de MATLAB.
Step 2
Crie um número que contenha uma quantidade infinita de decimais. Por exemplo, digite "x=pi()" na janela de comandos. MATLAB mostrará a saída "x=3.1416".
Step 3
Aumente a quantidade de casas decimais da saída digitando "format long". Isto aumenta a precisão para 15 decimais. Se você digitar agora "x=pi()", verá como saída "x=3.141592653589793".
Step 4
Digite "format short" e novamente "x=pi()". Este comando estabelece a quantidade de casas decimais em 4. Portanto, a saída em MATLAB será "x=3.1416".
Mais Artigos
Referências
Dica
- A configuração padrão em MATLAB é "format short". Digite "format long" na janela de comandos para estabelecer este formato, que se manterá até encerrar a sessão.
Sobre o Autor
Michael Peter has been a technical writer since 2006 for a power/start-up company and has published scientific papers in research journals including "Analytical Chemistry" and "Electrochimica Acta." He holds a Bachelor of Science in mechanical engineering and is currently completing his Ph.D. related to nano/microfludics and spectroscopy.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images