Como converter a pontuação obtida no teste de Raven para a pontuação do QI

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

As Matrizes Progressivas Avançadas de Raven são um teste de raciocínio não-oral, que é usado para medir a habilidade de um indivíduo de usar o raciocínio e a lógica. Os testes de Raven utilizam imagens colocadas em uma matriz 2x2, 3x3 ou 4x4, que seguem um padrão lógico. O objetivo da testado é descobrir esse padrão. Já que esses testes não dependem de capacidade linguística ou de conhecimento prévio, eles são indicadores confiáveis da inteligência geral de uma pessoa, ou QI. Converter a pontuação obtida no teste de Raven para a correspondente pontuação de QI é possível caso siga algumas poucas etapas.

Step 1

Faça o teste de Raven e descubra a pontuação que obteve. Vamos supor que sua pontuação foi de 26 pontos.

Step 2

Descubra em que posição percentil você está no teste Raven. Por exemplo, de acordo com uma tabela publicada pela Prometheus Society, uma pontuação de 26 corresponde a uma posição percentil de 75 para aqueles que tem entre 33 e 37 anos de idade. Você pode querer verificar várias tabelas para descobrir sua posição, mas ela pode variar de uma para outra.

Step 3

Encontre a área sob a curva de distribuição normal (como o QI também segue uma distribuição normal), que corresponda ao escore-z (uma medida estatística) de 0,75. De acordo com um gráfico publicado pela SoftStat, a frequência relativa desta pontuação é de 0,2486.

Step 4

Encontre a pontuação que corresponda a frequência relativa do escore-z. Em uma distribuição normal, esse valor de 0,2486 corresponde ao valor 111. Portanto, uma pontuação de 26 no teste de Raven será convertida para uma de 111 no teste de QI.

×