Como converter a pontuação obtida no teste de Raven para a pontuação do QI

O teste de Raven podem ser um bom indicador do seu QI

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

As Matrizes Progressivas Avançadas de Raven são um teste de raciocínio não-oral, que é usado para medir a habilidade de um indivíduo de usar o raciocínio e a lógica. Os testes de Raven utilizam imagens colocadas em uma matriz 2x2, 3x3 ou 4x4, que seguem um padrão lógico. O objetivo da testado é descobrir esse padrão. Já que esses testes não dependem de capacidade linguística ou de conhecimento prévio, eles são indicadores confiáveis da inteligência geral de uma pessoa, ou QI. Converter a pontuação obtida no teste de Raven para a correspondente pontuação de QI é possível caso siga algumas poucas etapas.

Step 1

Faça o teste de Raven e descubra a pontuação que obteve. Vamos supor que sua pontuação foi de 26 pontos.

Step 2

Descubra em que posição percentil você está no teste Raven. Por exemplo, de acordo com uma tabela publicada pela Prometheus Society, uma pontuação de 26 corresponde a uma posição percentil de 75 para aqueles que tem entre 33 e 37 anos de idade. Você pode querer verificar várias tabelas para descobrir sua posição, mas ela pode variar de uma para outra.

Step 3

Encontre a área sob a curva de distribuição normal (como o QI também segue uma distribuição normal), que corresponda ao escore-z (uma medida estatística) de 0,75. De acordo com um gráfico publicado pela SoftStat, a frequência relativa desta pontuação é de 0,2486.

Step 4

Encontre a pontuação que corresponda a frequência relativa do escore-z. Em uma distribuição normal, esse valor de 0,2486 corresponde ao valor 111. Portanto, uma pontuação de 26 no teste de Raven será convertida para uma de 111 no teste de QI.

eHow Brasil
×