Como converter volume ppm em uma porcentagem

••• Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Cientistas usam várias unidades para descrever as concentrações de produtos químicos no ar. Uma unidade comum para baixos níveis de concentração é a de partes por milhão, ou ppm. Partes por milhão de volume se refere à unidade de volume, como mililitros, de um composto químico gasoso encontrado em um milhão de unidade equivalentes de ar. A concentração de um gás em porcentagem de volume é um conceito similar, exceto que nesse caso, a concentração dá unidades de gás por cem unidades equivalentes de ar. Você pode converter essas duas unidades de concentração baseado na proporção de um milhão para cem.

Passo 1

Insira o valor da concentração, em ppm, na calculadora. Por exemplo, se a concentração é de 500 ppm, digite o número 500.

Passo 2

Divida o número recém digitado por 10000. Pelo fato de um milhão ser 10 mil vezes maior que cem, isso converte o valor em partes por centenas, que é o mesmo que porcentagem. No caso do exemplo, você deve dividir 500 por 10000 para obter 0,05.

Passo 3

Defina o resultado do cálculo anterior como a porcentagem de volume da mistura, usando a notação % v/v. O resultado do exemplo seria 0.05 % v/v.

Mais recentes

×