Como aumentar uma jaqueta feminina

••• housewife image by Zoltán Futó from Fotolia.com

Alterar uma jaqueta feminina para caber em uma figura maior pode ajudar a resolver um problema de tamanho e prolongar a vida da peça. Se a constituição da jaqueta inclui costuras simples e laterais facilmente abertas com um removedor de costuras, você pode inserir estreitas faixas de tecido ao longo dessas emendas para expandir a largura da jaqueta. Essas faixas de tecido podem incluir cores combinando ou contrastando e texturas para um aspecto esportivo ou personalizado. Cuidadosamente meça e corte a quantidade correta de tecido para ajudar a garantir uma montagem suave a um casaco com bom caimento, adequado para a figura feminina.

Medindo

Passo 1

Meça a mulher: busto, cintura, quadris, ombros, comprimento e largura do braço.

Passo 2

Compare essas medidas com as da peça. Calcule a diferença e adicione de 3 a 5 cm para permitir liberdade de movimento.

Por exemplo, se a cintura da mulher mede 70 cm e a cintura da jaqueta original é de apenas 63 cm, a diferença é de 7 cm mais 5 cm para liberdade de movimento. Como a jaqueta tem duas costuras laterais, divida essa largura de 12 cm por dois para criar uma expansão de 6 cm em cada lado da roupa.

Adicione um extra de 1 cm para a costura do lado de cada painel do tecido.

Passo 3

Meça o comprimento da jaqueta e da manga para determinar os comprimentos das faixas de tecido. Anote as medidas em papel.

Montagem

Passo 1

Corte as quatro faixas de tecido de acordo com as medidas anotadas.

Passo 2

Abra as costuras laterais com um removedor de costura. Abra parte da costura mais próxima às laterais. Abra a parte mais longa da costura da manga com o removedor. Abra parte da cava perto da costura das axilas.

Passo 3

Prenda uma borda longa da faixa de tecido, lados direitos juntos com a frente do casaco, na costura lateral.

Passo 4

Costure usando máquina com um ponto reto aproximadamente 1 cm da cortada do tecido. Remova todos os alfinetes quando chegarem à placa da agulha.

Passo 5

Prenda essa faixa de tecido e a costura lateral das costas do casaco, lados direitos juntos.

Passo 6

Costure usando máquina 1 cm a partir da borda cortada. Retire cada alfinete conforme levar o tecido ao longo da placa da agulha.

Passo 7

Prenda e costure usando máquina a segunda faixa de tecido do outro lado da jaqueta. Remova todos os alfinetes. Corte o excesso de fios e tecido.

Passo 8

Passe as costuras.

Passo 9

Pressione e prenda a bainha alinhando-a com o resto da bainha do casaco. Faça pontos em zigue-zague para ligar a bainha do tecido com a do resto da peça.

Conectando

Passo 1

Fixe uma faixa de tecido para uma borda longa da manga aberta com os lados direitos juntos. Costure usando máquina a 1 cm das bordas cortadas ao longo do comprimento da manga.

Passo 2

Prenda essa faixa do outro lado longo da manga, lados direitos juntos. Costure usando máquina a 1 cm da borda cortada pelo lado longo da camisa. A manga vai ter uma faixa ou listra longa.

Passo 3

Prenda e costure usando máquina a banda restante do tecido na segunda manga. Passe as costuras.

Passo 4

Costure cada cava expandida com duas linhas de pontos para reforçar a costura que conecta as mangas alargadas com a roupa ampliada.

Passo 5

Passe e prenda a bainha da manga alinhando-a com o resto da costura do punho. Costure pontos em zigue-zague para conectar a bainha à manga.

Mais recentes

×