Como aumentar os lúmens de um projetor

••• old dirty Multimedia projector image by Pavel Losevsky from Fotolia.com

Os lúmens são a unidade utilizada para medir o brilho de projetores. Os projetores vêm com um nível designado de lúmens, sendo os mais brilhantes (ou com mais lúmens) os mais caros. Conforme as lâmpadas dos projetores envelhecem, o brilho delas podem diminuir até 80% antes de queimarem. Mesmo que não seja possível aumentar os lúmens de um projetor além de sua capacidade projetada, você pode reduzir o número de lúmens perdido pelo envelhecimento da lâmpada.

Trocando uma lâmpada opaca

Passo 1

Desligue e desconecte o projetor da tomada e coloque-o em uma superfície limpa e plana. Deixe a lâmpada esfriar.

Passo 2

Acesse a lâmpada do projetor, encontrada dentro da tampa protetora. O manual do projetor pode ajudar a encontrar a localização exata dela.

Passo 3

Retire a lâmpada do encaixe. Algumas lâmpadas simplesmente se encaixam no lugar, enquanto outras devem ser desparafusadas para saírem.

Passo 4

Encaixe ou parafuse a nova lâmpada no lugar. Se retirou a tampa protetora, limpe a poeira da parte interna do projetor com um pano ou ar comprimido antes de colocar a tampa novamente.

Evitando a diminuição de lúmens

Passo 1

Evite o sobreaquecimento do projetor garantindo que ele tenha ventilação o suficiente. As entradas e saídas de ar do projetor devem estar limpas para prevenir o sobreaquecimento.

Passo 2

Evite choques no projetor. Esses choques, por menores que sejam, podem causar mudanças minúsculas nas lâmpadas que podem diminuir o número de lúmens que elas produzem.

Passo 3

Limpe os filtros de poeira do projetor a cada três meses para permitir a circulação do ar e sobreaquecimento, o que causa estresse na lâmpada.

Mais recentes

×