Como auxiliar uma criança a escrever uma autobiografia

••• Public Domain

Escrever uma autobiografia é uma atividade comum requisitada por professores. Este tipo de atividade ajuda crianças a aprenderem sobre suas histórias e a esclarecer seus futuros objetivos. Entretanto, uma criança pode não saber como iniciar a escrita de sua autobiografia, então aqui vão algumas dicas para ajudá-la ao longo do caminho.

Passo 1

Defina para a criança o que é uma autobiografia. Crianças geralmente não conseguem diferenciar biografia de autobiografia. Explique que cada uma deve escrever sua própria história de vida e não a de outra pessoa.

Passo 2

Leia uma autobiografia com a criança. Escolha alguma que seja apropriada para a idade dela para que a leitura não se torne entediante. Ler a autobiografia de outra pessoa vai ajudá-la a ter melhor noção de quais informações incluir no trabalho.

Passo 3

Faça perguntas para a criança, tais como onde ela nasceu, onde vive, qual escolar frequenta e o que costuma fazer no dia a dia. Ao fazer estas perguntas você estará estimulando a imaginação da criança e ajudando-a formar ideias para a autobiografia.

Passo 4

Conte histórias à criança sobre quando ela era um bebê e ainda rastejava. Ela vai gostar de ouvir fatos dos quais já não se lembra e isto a ajudará a reunir mais informações úteis para a autobiografia.

Passo 5

Mostre fotos antigas da criança. As fotos podem trazer de volta recordações e estimular a criatividade.

Passo 6

Escreva um esboço com a criança. O esboço tem dois propósitos: organizar as ideias e servir como guia no processo de escrita. Com isto, a criança guarda as ideias e não se esquece de incluir aquilo que quer em sua autobiografia.

Mais recentes

×