Como escrever a biografia de uma criança

••• Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Escrever biografias para as crianças é uma tarefa emocionalmente gratificante, tanto para o escritor quanto para o biografado. Ela pode criar momentos especiais de lembrança e um registro dessas memórias para quando a criança crescer.

Passo 1

Peça autorização, para a criança e para o responsável, para escrever a biografia. Isso demonstra respeito à criança. Os adultos, muitas vezes, não considerarão as crianças como pessoas e agirão sem pensar nos sentimentos delas. Familiarize os informantes, especialmente as crianças, com a finalidade de criar a biografia. Essa cortesia dará orientações para o projeto e deixará as crianças a vontade.

Passo 2

Colete os fatos básicos, como nome, os pais, data e local de nascimento e sexo, e informações físicas relevantes, tais como cor dos olhos e cabelo.

Passo 3

Pergunte à criança, se ela estiver em uma idade em que isso pode ser feito, sobre acontecimentos importantes que tenham ocorrido em sua vida. Gravar as histórias é uma excelente maneira de capturar os relatos. Crianças pré-alfabetizadas podem ser convidadas a desenhar suas histórias enquanto forem entrevistadas. Esse exercícios de narração fornece documentos visualmente atraentes e únicos. Coloque a data nas imagens e proporcione um arquivo cronológico.

Passo 4

Colete histórias sobra a família e os amigos da criança. Certifique-se de que essas histórias não humilharão nem prejudicarão a criança. Peça autorização para incluir isso na biografia.

Passo 5

Compile suas anotações e os outros documentos em ordem cronológica. Verifique os fatos, reveja a adequação da história e peça a opinião da criança sobre o manuscrito provisório.

Passo 6

Escreva e revise a narrativa. Leia-a para a criança para que ambos possam apreciar a história.

Mais recentes

×