Por que meu baço está calcificado?
Close-up of eldery Jewish couple in studio. image by Scott Griessel from Fotolia.com
Como parte do sistema linfático que luta contra doenças, o baço é um órgão importante, mas não vital. Calcificações anormais são vistas nele com frequência, principalmente em idosos.
Definição
No contexto de doença, a calcificação é definida como a deposição anormal de sais de cálcio em um tecido, às vezes junto de ferro, magnésio e outros sais minerais.
Tipos
Dois tipos de calcificações patológicas (anormais) podem afetar o baço. A calcificação distrófica se refere à deposição mineral em tecidos mortos, apesar do nível normal de cálcio no sangue. A calcificação metastática descreve a deposição de sais de cálcio em tecidos normais, geralmente na presença de elevados níveis de cálcio no sangue.
Características do baço
Localizado logo abaixo do lado esquerdo da caixa torácica, o baço é um órgão esponjoso do tamanho de um punho. Ele é coberto por uma cápsula fibrosa e composto de uma polpa branca e uma vermelha.
Funções do baço
A polpa branca do baço ajuda o corpo a lutar contra infecções produzindo glóbulos brancos chamados linfócitos. O papel principal da polpa vermelha é filtrar o sangue para remover substâncias indesejadas.
Causas infecciosas
As calcificações do baço podem ser resultado de infecções anteriores. Nesses casos, a calcificação geralmente é espalhada. As causas possíveis incluem:
- Histoplasmose, causada pelo fungo do solo Histoplasma Capsulatum;
- Brucelose, causada por uma bactéria do gênero Brucella;
- Tuberculose, causada pelo Mycobacterium tuberculosis;
- Candidíase (infecção de fungos) em pacientes com o sistema imunológico comprometido;
- Infecções de pneumocystis, especialmente pneumocystis carinii;
- Cistos parasitários.
Outras causas
A calcificação pode ocorrer no parênquima, ou tecido essencial, do baço. As possíveis causas incluem:
- Flebólitos (deposição de pedras nas veias);
- Hemangioma (tumor benigno nos vasos sanguíneos);
- Linfoma esplênico (câncer no tecido linfático);
- Hematoma (massa de sangue coagulado em um tecido ou órgão).
A calcificação uniforme e difusa pode ser resultado do fluxo sanguíneo debilitado no baço e morte do tecido (infarto esplênico). Isso geralmente acontece em pacientes falciformes.
Referências
- "Robbins and Cotran's Pathological Basis of Disease"; Vinay Kumar e Elsevier, 2004 [em inglês]
- Aprendendo radiologia [em inglês]
Recursos
Sobre o Autor
Suzanne Fantar has been writing online since 2009 as an outlet for her passion for fitness, nutrition and health. She enjoys researching and writing about health, but also takes interest in family issues, poetry, music, Christ, nature and learning. She holds a bachelor's degree in biological sciences from Goucher College and a MBA in healthcare management from the University of Baltimore.
Créditos Fotográficos
Close-up of eldery Jewish couple in studio. image by Scott Griessel from Fotolia.com