Infecção de bactéria Proteus em cães

Os cães que apresentam infecção do trato urinário por Proteus, se não tratados, podem sofrer de insuficiência renal

dog with wet nose image by Warren Millar from Fotolia.com

A bactéria Proteus mirabilis provoca a cistite aguda - inflamação da bexiga - e infecção recorrente do trato urinário em cães, segundo o Dr. Debra Primovic do site PetPlace. O veterinário pode recomendar o tratamento médico necessário caso o animal apresente os sinais da doença.

Sintomas

Os cães com infecção do trato urinário, causada pela bactéria Proteus, normalmente urinam com maior frequência e podem apresentar traços de sangue ou uma consistência mais viscosa na urina. Eles podem ser vistos lambendo com frequência a área da uretra e, em casos mais graves, o animal pode parar de urinar, alerta a Dra. Alleice Summers no livro "Common Diseases of Companion Animals".

Tratamento

Os veterinários comumente tratam as infecções bacterianas por Proteus com os antibióticos enrofloxacina e gentamicina. Pelo fato desses antibióticos causarem a indisposição gástrica e por não serem recomendados para cães com doença renal, o site VetInfo sugere que os tratamentos homeopáticos com Berberis vulgaris, Cantharis e Staphysagris, juntamente com as drogas anti-bacterianas Zeniquin e Naxcel, podem ser úteis. Fornecer ao seu animal de estimação mais líquidos também ajuda a eliminar as bactérias.

Aviso

A infecção por Proteus geralmente provoca o desenvolvimento de cálculos renais em cães com infecção no trato urinário. As pedras precisam ser analisadas ​​para determinar o tipo, o componente bacteriano envolvido e o tipo de tratamento necessário para evitar a recorrência.

eHow Brasil
×